A previsão do tempo para este fim de semana tranquiliza os moradores da Avenida Comercial, conjunto N do Itapoã. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (29/8) e domingo (30/8) os dias serão de sol e sem possibilidade de chuva. A máxima deve ser de 27; C e 28; C, respectivamente, e a mínima para os dois dias de 14;C. Ainda nesta sexta-feira (28/8), chuvas fracas devem cair em pontos isolados do DF.
Na madrugada de ontem, duas casas, 85 e 86, do conjunto N, foram interditadas pela Defesa Civil do Distrito Federal. Duas famílias, um total de oito pessoas, tiveram que deixar suas residências. As casas correm o risco de desabarem. [SAIBAMAIS]
Obras
O drama teve início nesta quarta-feira (26/8), por volta das 18h, quando a Defesa Civil foi acionada. O supervisor de serviço, tenente-coronel Reginaldo de Jesus Souza, explica que as casas foram interditas porque havia risco de deslizamento de terras próximo a elas. Um buraco foi aberto para obras de drenagem pluvial. Mas, com a chuva forte que caiu nesta segunda-feira na região, o buraco aumentou e colocou as moradias em risco. Um cano da Caesb também estourou. O conjunto N é o último do Itapoã há receber asfalto.
Dois postes próximos às residências também cederam. Segundo o coronel Reginaldo eles já foram removidos. ;As medidas emergências já foram tomadas. Não chovendo o terreno fica estável, agora se chover pode evoluir o tamanho da vala e atingir as casas. Neste caso, as outras moradias do conjunto também serão evacuadas;, afirma o coronel da Defesa Civil.
Reparos
A empresa Artec Engenharia e Serviços responsável pelas obras na rede pluvial vai pagar o aluguel de uma casa para os moradores da residência número 86. Os habitantes da casa número 85 preferiram ir para domicílios de parentes. A Defesa Civil pediu a empresa que emita um laudo quando as residências tiverem condições de serem habitadas novamente.
;A empresa falou na próxima terça-feira. Mas tudo dependerá do clima, do reforço do escoramento e do término da galeria de águas pluviais;, concluiu o coronel.