postado em 29/08/2009 14:20
Quem passou pelo Parque da Cidade, em Brasília, neste sábado (29/8) pode contribuir com uma mobilização pela causa ambiental. Voluntários do Greenpeace também ofereceram painéis de tecido branco onde os interessados fizeram desenhos e escreveram mensagens em defesa do meio ambiente.O objetivo do ato era chamar a atenção para a 15; Reunião da Convenção do Clima. O evento será realizado de 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. A proposta é que essas faixas, juntamente com outras que estão sendo feitas em mais sete capitais brasileiras, sejam estendidas na frente do Congresso Nacional, em dezembro próximo, por ocasião da realização da conferência.
Os membros da ONG também fazem a coleta de assinaturas para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da reunião da ONU sobre mudanças climáticas, ao invés de mandar representante. ;Essa é uma reunião histórica, onde vão ser definidas as medidas que cada país deverá adotar para ajudar no combate às mudanças do clima;, explicou o coordenador do grupo em Brasília, Bernhar Rocha Coimbra.
Segundo Coimbra, o papel do Brasil nessa negociação é fundamental, uma vez que o país é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa, causador do aquecimento global. O Greenpeace defende que para mudar essa situação o Brasil precisa zerar o desmatamento na Amazônia, usar mais energias renováveis como a solar e a eólica e proteger os oceanos.
;Cabe ao governo tomar essas medidas, mas também cabe a nós, cidadãos brasileiros, cobrar do governo uma postura responsável com as gerações futuras;, argumentam os ambientalistas.
O Greenpeace alerta que a sociedade não pode assumir um papel passivo e apenas acompanhar de longe as negociações sobre o clima. Segundo integrantes do grupo, o que está em jogo ;é o nosso futuro e o das próximas gerações. Cada um de nós tem o dever de fazer alguma coisa, como adotar pequenas mudanças como deixar o carro em casa de vez em quando, economizar energia, reciclar, entre outras atitudes;.