postado em 30/08/2009 17:00
Com mais de uma hora de atraso, teve inicio, por volta das 4h30 deste domingo (30/8), a Marcha Nacional da Cidadania pela Vida. O grupo, liderado pelo Movimento Brasil Sem Aborto, partiu do Eixão, na altura da 208 Sul, e segue até a Esplanada dos MInistérios. De acordo com estimativas da Polícia Militar, que faz a segurança do local, o cortejo conta com cerca de 2,5 mil pessoas - entre religiosos e simpatizantes da causa. Até o momento, não foram registradas ocorrências policiais. Além de católicos, que representam a maioria, também estão presentes representantes de diversos centros espíritas brasilienses, além de São Paulo e Goiás.
A marcha seguirá até o canteiro central da Esplanada dos Ministérios onde, por volta das 18h30, deverá ser iniciado um show com a cantora Elba Ramalho. Apesar de já ter praticado aborto, e de ter confessado o ato em entrevistas, a cantora se tornou engajada na campanha. Segundo declarou ao Correio esta semana, Elba é convicta à defesa da vida dos fetos, por questões religiosas. No entanto, a participação dela no evento foi questionada por grupos feministas.
O protesto busca mobilizar a sociedade contra projetos que tramitam no Congresso Nacional e que visam a legalização do aborto no país.