Cidades

UnB assina contrato com GDF e ganha Conselho de Segurança

postado em 01/09/2009 17:58
A Universidade de Brasília e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal oficializaram, na manhã desta terça-feira (1;/09), a criação do Conselho Comunitário de Segurança da UnB. O objetivo do grupo, formado por membros da comunidade acadêmica e do Governo do Distrito Federal (GDF), é integrar a ação dos órgãos públicos nos quatro campi da universidade (Asa Norte, Planaltina, Gama, Ceilândia).

As três prioridades para o início dos trabalhos, de acordo com a presidente do conselho, professora Rachel Nunes da Cunha, são iluminação, transporte e vigilância. "Manter o sistema de iluminação em pleno funcionamento e expandir para locais ainda escuros, ampliar as alternativas de acesso à UnB e aumentar o número de vigilantes e porteiros serão nossas primeiras medidas", afirmou.

Durante a assinatura do termo de criação do conselho, o reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Júnior, ressaltou que é preciso levar em conta as peculiaridades da UnB. "Aqui, 50 mil pessoas convivem diariamente, a maioria jovens. Somos um espaço historicamente democrático, aberto para circulação. Tais características exigem um plano de segurança adequado", comentou José Geraldo. Para o reitor, o grupo deve focar em medidas alternativas de prevenção, como iluminação e vigilância, e não exclusivamente no aumento da força policial dentro da universidade.

O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Raul Cardoso, criticou a lentidão na implementação de ações por mais segurança na universidade. "Ainda temos locais muito escuros dentro do campus, como a região próxima ao Teatro de Arena. Sem falar na falta de pavimentação e iluminação entre a UnB e a L2, um dos pontos críticos em segurança", apontou.

Segundo o prefeito do campus, Silvano Pereira, a rede de iluminação do campus está recebendo reparos graduais. "Além disso, vamos contratar mais 120 vigilantes e 200 porteiros por meio de licitação até o fim do ano", garantiu.

Ocorrências

Dados da Polícia Civil sobre a criminalidade na área da universidade colocam o furto a pedestre como o crime mais praticado. Só em 2008, foram 191 ocorrências. Segundo levantamento da Prefeitura do Campus, dos 196 registros, a maioria é de furtos a veículos, com 61 casos.

Para sugestões de segurança ou denuncias de danos ao patrimônio da UnB ligue 3107-3333 ou mande e-mail para prefeitura@unb.br.

Com informações da Agência UnB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação