O supermercado Carrefour Norte foi autuado, na manhã desta terça-feira (1/9), em blitz realizada pela 4; Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), em ação conjunta com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF), Vigilância Sanitária (Visa/DF), Delegacia do Consumidor (Decon/DF) e Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova/DF).
Durante a fiscalização, foram apreendidos mais de 100 quilos de peixe, que estavam armazenados em temperatura inadequada, além de frangos fracionados sem indicação de origem. Também foram encontrados laticínios com prazo de validade vencido, e alguns produtos anunciados em encartes, não foram encontrados nas gôndolas.
De acordo com a promotora de Justiça, Carolina Rebelo Soares, o supermercado será penalizado com uma multa, sendo que o valor a ser pago pode variar de R$200 a R$3 milhões. A promotora também explicou que as blitz são esporádicas, não tendo uma data estabelecida para acontecer. "Foi uma escolha aleatória ir hoje ao Carrefour da Asa Norte".
Em nota, o grupo Carrefour falou que "promoveu uma imediata adequação dos pontos ressaltados pelas autoridades". Há 34 anos no Brasil, o Grupo Carrefour conta com 190 unidades da rede em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.