Noelle Oliveira
Cecília de Castro
As atenções à tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça, marco do fim do desfile de 7 de setembro, perderam força para uma manifestação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Durante as manobras das aeronaves, populares seguraram cartões vermelhos ; em referência ao cartão que o senador recebeu, simbolicamente, de Eduardo Suplicy (PT-SP) ; e cartazes que diziam "Fora Sarney" e "Não aos atos secretos".[SAIBAMAIS]
Outros dois protestos, um de aposentados e pensionistas e um contra o Superior Tribunal Federal (STF) ; em favor da liberdade de Cesare Battisti ; também dividiram o público.
A apresentação aérea da Esquadrilha da Fumaça brasileira teve início às 11h30. Sete aeronaves percorreram o céu por cerca de 20 minutos e elevaram os olhos daqueles que preferiram ignorar os protestos.
Hugo Santos, 11 anos, foi ao desfile especialmente para conferir a Esquadrilha da Fumaça. "Eu só tinha visto até hoje pela televisão", disse a criança. A autônoma, Eliana Cardoso, 37 anos, também assistiu ao espetáculo aéreo pela primeira vez: "Fiquei muito emocionada. Parece até que os aviões vão cair em cima da gente".