Na hora do almoço, houve até fila para entrar no trem. Atendentes distribuíram planfletos sobre o VLT, enquanto um telão apresentava um vídeo sobre a obra. Moradores de Taguatinga, a dona-de-casa Jean Rocha de Andrade, 39 anos, e o filho Emanuel, 14, foram juntos conhecer o novo transporte ao meio-dia. Eles ficaram quase 30 minutos esperando um lugar no vagão, que recebe 50 visitantes por vez. O esforço foi feito a pedido do garoto, que desde quando ouviu falar sobre o obra, pede a mãe para conhecê-la de perto. ;Uma pena que só irá atender o Plano Piloto, mas tenho fé que depois o governo irá construir esses metrôs nas outras cidades;, comentou a dona de casa. Na opinião do adolescente, o trem é ;muito bonito; e ;será bem melhor; quando estiver circulando.
A preocupação do porteiro Aurélio dos Santos, 32, é em relação ao atendimento do novo transporte. Ele elogiou a iniciativa do novo modelo, que considera moderna, mas criticou o acesso restrito à população do Plano Piloto. ;Um sistema desse tinha que atender a todo mundo;, disse.
Tarifa
[SAIBAMAIS]O trem que está em exposição é um pouco menor do que os veículos que circularão pela W3 a partir de setembro de 2010. A obra começou oficialmente ontem com a demarcação de algumas áreas na avenida. Para tanto, serão retiradas 450 árvores que hoje fazem parte da paisagem do local. Como compensação ambiental, algumas serão replantadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Ema/Cabeça de Veado além das 1,5 mil previstas para plantação na APA. A primeira etapa da obra irá ligar o fim da Asa Sul (516 Sul) até a 502 Norte. Serão 16 vagões que circularão a 70 km/h. Cada vagão comporta 500 pessoas.
As intervenções na W3 só serão sentidas pela população daqui há alguns meses, segundo Fraga. Os retornos da avenida serão fechados aos poucos. ;O projeto prevê o fechamento dos retornos porque a prioridade é o transporte coletivo. Para retornar, os motoristas terão que entrar na quadra. Poderá haver um engarrafamento, mas nada que não seja já previsto;, comentou o secretário de Transportes.