Cidades

Movimento Cerrado Vivo fará manifestação sexta-feira para comemorar o dia do Cerrado

postado em 09/09/2009 18:06

O Movimento Cerrado Vivo vai realizar uma manifestação em comemoração ao Dia do Cerrado nesta sexta-feira (11/9). A manifestação é para a aprovação da Proposta de Ementa Constitucional 115, a PEC do Cerrado. A proposta, que já tramita no Congresso há 14 anos, quer incluir o Cerrado na relação dos biomas considerados Patrimônios Nacionais. De acordo com a integrante do Movimento, Marta Crisóstomo, há um ano o grupo luta para que a PEC seja incluída na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, mas não consegue.

Na condição de patrimônio nacional, como são a Amazônia e a Mata Atlântica, o Cerrado ganhará uma legislação que o protegerá da devastação, juntamente com a Caatinga, também mencionada na PEC 115/95. O Movimento Cerrado Vivo estima que, em 22 anos, o bioma desapareça (70% do Cerrado já foi destruído, sendo que somente 5% da área consegue manter a biodiversidade), caso sejam mantidos os atuais níveis de devastação.

A movimentação começa a partir das 10h, no espelho d;água do Congresso Nacional. De camisetas amarelas, a cor do ipê, os manifestantes vão escrever com os corpos, SOS CERRADO, em frente ao gramado do Congresso. Este ano, o movimento vai contar com a ajuda dos participantes do Encontro Nacional e Feira dos Povos do Cerrado, que vai reunir 1.300 pessoas de todos os estados onde se encontra o bioma.

Audiência Pública
Nesta quinta-feira (10/9) será realizada na Câmara dos Deputados uma audiência pública para discutir a inclusão do Cerrado e da Caatinga como Patrimônios Nacionais. Estarão presentes o presidente da Casa, Michel Temer e o ministro do meio ambiente, Carlos Minc.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação