Jornal Correio Braziliense

Cidades

Círio de Nazaré também encontra em Brasília seu grande público

Começa hoje o Círio de Nazaré de Brasília. A festa, comemorada desde 1974 na capital, homenageia Nossa Senhora de Nazaré e é organizada pela comunidade paraense em torno da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul. De hoje a domingo, quem passar pelo Conjunto 1 da QI 1 do Lago Sul vai poder aproveitar barracas de comidas típicas de todas as regiões do país. A organização espera 30 mil pessoas nos quatro dias de festa, 10 mil a mais do que a média dos últimos anos.

No domingo, a paróquia organiza, às 18h, a Procissão do Círio, durante a qual milhares de fiéis caminham em volta da imagem da santa, vinda de Portugal, enquanto seguram uma corda. A procissão segue pela via principal do Lago Sul (DF-025) e leva cerca de 45 minutos. Celebrada sempre no segundo domingo de setembro, a festa de Brasília antecipa em um mês as festividades de Belém do Pará, onde o Círio é celebrado desde 1793.

;Organizamos nossa festa antes para que os paraenses possam aproveitar o Círio de Belém também;, conta a paraense Glória Gama, que, neste ano, coordena a liturgia da festa e a barraca do Pará. Todo ano, os organizadores da festa trazem para Brasília uma tonelada de alimentos típicos da Região Norte, entre eles 300 litros de tucupi, 200 litros de açaí e 200kg de pato, que já foram assados. No domingo, o almoço começa por volta do meio-dia. De hoje a sábado, as barracas funcionam apenas à noite.

O primeiro Círio do Distrito Federal foi celebrado na Vila Planalto, em 1960. À época, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré funcionava em uma casa e a festa foi realizada no acampamento da Empresa Brasileira de Eletricidade. A igreja que abriga a paróquia atualmente só seria construída em 1973, por iniciativa do bispo Dom José Nilton. Foi numa estrutura de madeira que os fiéis da paróquia celebraram a festa pela primeira vez no Lago Sul.

Antes mesmo de chegar a Belém do Pará, o Círio de Nazaré era celebrado em Portugal. A imagem original de Nossa Senhora pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361. Esculpida por São José, a imagem foi levada para Portugal em decorrência de batalhas e ficou escondida no Pico de São Bartolomeu até 1119. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

Festa
O termo ;círio;, que dá nome à festa, é derivado da palavra latina cereus (de cera), fazendo alusão às velas carregadas pelos romeiros durante a procissão, que costuma ser realizada à noite em Portugal. Em Brasília, as homenagens eram realizadas de manhã, mas o sol forte motivou a mudança do horário a partir de 1999. A quermesse que antecede a procissão do domingo é uma contribuição de Belém. ;Quando houve o primeiro Círio, o governo do Pará pediu que as populações próximas trouxessem seus produtos para venda;, conta Glória.

Além das mais de 20 barracas de comida, a festa conta com animação infantil e shows com bandas católicas de renome na cidade. Coordenador-geral da festa deste ano com a mulher, Sandra, Valdir Lima trabalha na organização do Círio desde o ano passado. ;Dá muito trabalho físico. É preciso correr atrás de verbas e patrocinadores, porque a festa é muito grande. Mas a sensação de solidariedade é muito boa;, conta Valdir.

Promessas
A tradição da corda surgiu nos primeiros anos da festa em Belém. Numa das procissões, o carro de boi que levava a imagem atolou e os romeiros usaram uma corda para resgatá-lo. No ano seguinte, os fiéis levaram a corda por precaução, e o gesto, repetido a cada ano, passou a compor a celebração. Hoje, muitas pessoas pagam promessas segurando a corda durante a procissão.

; Para saber mais
Círio de Belém

Em 1700, o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré às margens do igarapé Murutucu, onde hoje se encontra a Basílica Santuário. O homem teria levado a imagem para casa, de onde ela sumiu no dia seguinte. Intrigado, Plácido correu para o local onde tinha encontrado a Nossa Senhora e se deparou com a imagem mais uma vez.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré em Belém do Pará. O primeiro Círio da cidade foi organizado em 8 de setembro de 1793 pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. A partir de 1901, por determinação do bispo dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

; Programação

Hoje
19h30 ; Santa Missa. Encerramento da novena
20h30 ; Abertura da festa do Círio ; Show com o
Ministério da Música da Paróquia

Amanhã
19h30 ; Santa Missa
21h ; Show com a banda Sirac

Sábado
18h30 ; Santa Missa
20h ; Show com a banda Maranatha

Domingo
10h30 ; Santa Missa. Ofício de Nossa Senhora ; Oração do Terço Mariano
12h ; Abertura das barracas para almoço. Com música ao vivo
16h30 ; Missa festiva em Ação de Graças a Nossa Senhora de Nazaré
18h ; Procissão do Círio. Show pirotécnico e show com
a banda Amigos do Pai