postado em 10/09/2009 17:45
Começou nesta quinta-feira (10/9) a greve dos funcionários do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), após assembleia realizada ontem pelo Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias e Empresas Públicas do DF (Sindser) ter terminado com votação a favor da paralisação.
[SAIBAMAIS]O DER local tem 726 funcionários de carreira, responsáveis pelas atividades de recuperação, pavimento asfáltico, recapeamento, fiscalização de obras e outros em rodovias que cortam o Distrito Federal. Caso não haja acordo, a tendência é que esses serviços sejam prejudicados.
Projeto de lei
A principal reivindicação dos funcionários é que um projeto de lei do Executivo local prevendo reajuste de 6,5% para a categoria seja enviado imediatamente à Câmara Legislativa do DF. De acordo com o secretário-geral do Sindser, Cícero Rola, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Distrito Federal, Paulo Octávio, teria se comprometido a enviar a proposta até agosto, na qualidade de governador em exercício. "Estamos no meio de setembro e nada", diz Rola.
Nesta quinta-feira, os grevistas se reuniram com representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão. O órgão afirmou que o projeto de lei prevendo o aumento está "adiantada", mas que é necessário esperar o retorno do governador José Roberto Arruda de Washington, EUA - onde discute empréstimos de organismos internacionais ao DF - para ter uma solução definitiva. A secretaria propôs ainda um retorno imediato dos funcionários ao trabalho, alegando que o acordo será cumprido. O Sindser discutirá a proposta em assembleia nesta segunda-feira (14/9).
O sindicato informa um percentual de adesão de 80% à greve.