Cidades

Voltam as obras da ciclovia embargada no Lago Norte

postado em 10/09/2009 20:41
A obra da ciclovia do Lago Norte já tem nova licença ambiental para continuar. De acordo com o administrador do Lago Norte, Humberto Léa, nessa quinta-feira (9/9) o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) emitiu uma nova autorização, já que na última sexta-feira (4/9) a obra havia sido embargada por ter a licença vencida.

De acordo com o presidente do Ibram, Gustavo Souto Maior, a obra estava irregular desde o final do ano passado, o que foi descoberto após uma denúncia dos moradores. Ele explica que apesar da obra não ter muitos problemas ambientais, a nova licença tem algumas restrições. "Eles vão ter que dispor do entulho da obra em local adequado; vão ter que recuperar áreas depredadas; colocar faixas de sinalização da obra, que não tinha; recompor meios fios afetados; recuperar beira do lago que está depredada".

O projeto do Lago Norte é restaurar uma ciclovia construída há 25 anos, para democratizar o acesso ao Lago Paranoá. Contudo, de acordo com o administrador do bairro, a associação dos moradores da ponta de picolé quer que a obra pare. "Eles falam que a restauração está degradando o meio ambiente, está prejudicando uma nascente, mas não é verdade. Eles temem também que o local vire ponto de drogas e que aumente a criminalidade. Mas a ciclovia, que vai funcionar das 6h às 20h, vai receber iluminação da CEB e terá guardas 24h".

A ciclovia começa no primeiro conjunto da QL 2 e vai até a QL 4, totalizando 1,5 km. A idéia da administração é colocar um calçadão depois da QL 4 para que o percurso tenha 3 km. As obras vão reiniciar amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação