Cidades

Começa a seleção para contratar 6 mil temporários no DF

postado em 12/09/2009 08:21

A seleção para os contratos temporários de fim de ano começou com uma novidade: os candidatos serão treinados para atuar nas lojas de ruas e shoppings do Distrito Federal. Quem quiser concorrer a uma vaga deve cadastrar o currículo pela internet. Os interessados precisam ter mais de 18 anos, ensino médio completo e, de preferência, conhecimentos básicos em informática. O comércio espera criar 6 mil vagas a partir do mês que vem. Cerca de 20% dos temporários costumam ser efetivados em janeiro, quando o quadro de funcionários é renovado.

O treinamento será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)(1), nas unidades do Plano Piloto ; Setor Comercial Sul e 903 Sul ;, Gama, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga. Os alunos aprenderão a operar o caixa, a planejar e controlar o estoque, além de conhecer técnicas de vendas. Os cursos terão 20 horas de duração, com quatro horas cada aula. Haverá turmas pela manhã, à tarde e à noite, de segunda a sexta-feira. Para custear o material didático usado no intensivão, os candidatos terão de pagar R$ 20.

As aulas começam no próximo dia 21 e devem seguir até 30 de outubro. Nesse intervalo, espera-se treinar cerca de 2,5 mil pessoas. ;Vamos trabalhar em ritmo intenso para que os candidatos possam chegar ao mercado prontos para serem contratados;, disse a coordenadora do curso no Senac, Lindomar Aparecida Silva. Além das aulas com os professores da instituição, os candidatos vão participar de palestras com empresários e funcionários de lojas, para saber o que encontrarão na prática, caso garantam uma vaga, e quais as expectativas do setor para o fim de ano.

Primeira vez

O treinamento do Senac é resultado de convênio assinado ontem entre a Federação do Comércio do DF (Fecomércio) e o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). ;É um absurdo, mas é a primeira vez que vamos treinar os temporários;, afirmou o presidente do sindicato, Antônio Augusto de Moraes. Em anos anteriores, foram realizadas ações isoladas, mas jamais houve um intensivão específico para preparar essas pessoas. ;Os contratantes vão ganhar tempo, terão funcionários que já têm um conhecimento básico de vendas;, destacou.

Os cursos do Senac, no entanto, não isentarão os candidatos de fazerem treinamentos específicos nas lojas. Os temporários podem trabalhar de 30 a 90 dias e, para isso, precisam se adaptar às especificidades de cada estabelecimento. Apesar disso, o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, não tem dúvidas das vantagens do convênio firmado com o Senac. ;Os temporários não vão chegar totalmente crus no mercado. Saberão como abordar o cliente, como diferenciar formas de pagamento. Com isso, ganham os lojistas e também os consumidores;, comentou.

Chances

É certo que, com mais treinamento, os temporários têm mais chance de se darem bem, como Jandson Macedo, 20 anos. Ele foi contratado para trabalhar em uma loja de roupas no Conjunto Nacional em novembro do ano passado. Ficaria apenas até janeiro. Mas o jovem se destacou, chamou a atenção do chefe e acabou efetivado. ;Se você tem um objetivo, você consegue o que quer;, disse o vendedor, que, com o salário, ajuda a pagar as contas de casa, na Cidade Ocidental (GO). ;A vontade de ficar me fez ser contratado. Entrei querendo isso e consegui;, completou.

Na loja onde Jandson trabalha, o número de funcionários dobra no fim de ano. A empresa oferece um curso específico para os vendedores, que além de vender, precisam atuar no caixa e no estoque. O gerente, Adriano Nunes, 27, fica de olho naqueles que se destacam. ;Não existe sorte. A pessoa tem que correr atrás, ficar concentrada na venda e atender bem o cliente, para que ele volte e já o conheça pelo nome;, deu a dica Nunes, que há oito anos entrou na empresa também como temporário. Hoje, coordena 20 funcionários. A partir de novembro, serão 40.

O ano que vem promete ser bastante movimentado para o comércio de Brasília. As expectativas em torno da Copa do Mundo e, principalmente, do aniversário de 50 anos da capital são boas. Por isso, de acordo com o presidente do Sindivarejista, o percentual de temporários efetivados pode ultrapassar 25% dessa vez. ;O comércio vai bem. As datas comemorativas deste ano espantaram a crise e surpreenderam, os empresários;, argumentou Moraes. Ele estima que as vendas de fim de ano sejam de 6% a 8% maiores em relação ao ano passado.

Passo a passo para concorrer a uma vaga
<--

--> <--

--> <--
--> <-- -->

- Acesse o site www.sindivarejista.com.br

- Clique, do lado direito da tela, em ;Balcão de Empregos/Novas Vagas;.

- Depois, clique em ;Cadastre-se; e preencha os campos com seu nome, e-mail e CPF. É preciso também criar uma senha.

- Após o cadastro realizado, clique em ;Cadastrar currículos;.

- É a hora de fornecer informações sobre dados pessoais, experiências profissionais, formação acadêmica, cursos e treinamentos, idiomas, qualificações e conhecimentos.

- Feito isso, basta esperar contato por e-mail e/ou telefonema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação