Cidades

Policiais militares e bombeiros começam operação padrão à meia-noite

postado em 14/09/2009 18:36

Policiais militares e bombeiros começam à 0h desta terça-feira (15/9) uma operação padrão, caso os deputados federais não aprovem ainda nesta segunda-feira o Projeto de Lei n; 5.664, que trata de reajuste e promoções da categoria, propondo a criação da gratificação por risco de vida e o "realinhamento".

Se aprovada, a segunda reivindicação possibilitará a promoção de cerca de 8 mil servidores da segurança pública. No caso da gratificação por risco de vida, o reajuste no salário pode chegar até R$ 1 mil.

Durante a operação padrão, os policiais militares suspenderão as atividades preventivas, como abordagens a suspeitos, e só atenderão as chamadas da Central de Atendimento e Despacho (Ciade). Mas a operação padrão não atinge os bombeiros que trabalham com atendimento de emergências ; eles não podem negar socorro.

"Precisamos desse projeto aprovado para ter motivação para trabalhar", afirmou o deputado distrital Cabo Patrício, presidente da Associação de Policiais e Bombeiros (Aspol-DF), lembrando que o projeto está na Câmara dos Deputados desde 31 de julho.

Na quarta-feira da semana passada, o governador em exercício, Paulo Octávio (DEM), se reuniu com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), para pedir pressa na aprovação do projeto. Temer avisou que, apesar de saber da importância do projeto, a Casa tem duas medidas provisórias e um projeto de lei com pedido de urgência para serem votados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação