Cidades

Família quer saber se criança morreu ou não de gripe A

postado em 14/09/2009 20:28

A família de uma criança morta em 24 de agosto com suspeita de gripe A procurou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nesta segunda-feira (14/9) para pedir ajuda para descobrir a causa da morte do menino de 11 anos. Parentes de Marcelo Pereira da Costa reclama que até hoje não sabem se ele morreu de gripe A ou não. Três dias depois da morte de Marcelo a Secretaria de Saúde divulgou a segunda morte por gripe A no DF. Na época a secretaria informou que a vítima era uma criança com menos de 12 anos e que foi tratado em um hospital da rede pública. Marcelo morreu durante tratamento no Hospital Regional da Asa Norte.

De acordo com a tia do menino, Elizabeth Pereira da Silva, o hospital não confirmou que era o menino a segunda vítima da doença nem informou se o laudo do exame para a nova gripe havia dado negativo. ;Eles só nos informam que a morte foi provocada por pneumonia aguda e edema pulmonar, mas não dizem se o exame para a gripe deu positivo ou negativo;, reclama.

De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, os resultados dos exames para a gripe A são entregues ao hospital e é dele a responsabilidade de avisar a família se o paciente está ou não contaminado com a nova gripe. ;Só em caso do exame ficar pronto depois que o paciente já saiu do hospital é que a Secretaria informa a família;, afirmou. Já a assessoria de comunicação do Hran, onde Marcelo foi tratado, informou que os resultados dos exames ficam centralizados na Subsecretaria de Vigilância à Saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação