Cidades

Contagem regressiva diferente nos painéis dos 50 anos de Brasília

postado em 15/09/2009 08:14
Press Painel voltado para o Congresso: a contagem é 219 dias e está corretaOs painéis eletrônicos que marcam a contagem regressiva para a festa dos 50 anos de Brasília trazem informações diferentes, que confundem os brasilienses. Os equipamentos estão instalados no Eixo Monumental, próximo à Torre de TV. O que está fixado no canteiro central, no sentido Congresso Nacional, marca 219 dias, que é o correto. Mas no sentido oposto, o outro painel informa que faltam 222 dias para o cinquentenário. Segundo a Empresa Brasiliense de Turismo (BrasiliaTur), o erro foi causado por um acidente ocorrido no local, há três meses, e deve ser corrigido ainda hoje.

Em 23 de junho, um carro bateu num dos painéis e destruiu completamente o equipamento instalado no sentido Palácio do Buriti. O prejuízo causado é de aproximadamente R$ 30 mil. O veículo não foi identificado, mas, entre as ferragens no chão, havia uma lanterna e o símbolo da General Motors, o que indica que a causa foi um choque de um veículo contra a minitorre. No dia, o placar mostrava que faltavam 301 dias para a festa do aniversário de Brasília.

Equipamento voltado para o Palácio do Buriti: o número é 222 e está erradoCom o acidente, a marcação ficou prejudicada. Sobre o erro no número, a BrasiliaTur informou que não tinha conhecimento sobre a discordância. Segundo o coordenador do Núcleo de Publicidade da empresa, Tiago Battella, a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos é da Agência Oito de Projetos. ;Temos um contrato (com a empresa) até o aniversário da cidade. Eles são responsáveis por qualquer defeito;, explica.

Problemas comuns
O coordenador informa que os problemas nos painéis são comuns. ;Picos de energia podem danificar os leds (luzes); diz. Tiago Batella informa que o conserto será imediato e que hoje quem passar pelos marcadores encontrará a numeração correta. Além disso, terá de ser colocada no equipamento a identificação dos 50 anos, que foi destruída pelo acidente. Mas isso não tem data certa para ocorrer. ;Estamos esperando uma autorização da equipe de arte da empresa (Agência Oito de Projetos) para que possamos fazer a instalação;, explica Tiago Batella.

Quem ficou na dúvida sobre os dias que faltam para o aniversário da capital foi o casal de turistas Everton Diehl, que é comerciante, e Rosa Lúcia Azambuja, servidora pública, ambos de 51 anos. Eles chegaram à cidade há quatro dias. Vieram de Porto Alegre. ;Estávamos sem saber o significado dos números;, conta Everton Diehl, enquanto visualizava a placa danificada e sem identificação. Quando informado sobre a finalidade do equipamento o casal ficou surpreso. ;O aniversário de uma cidade é uma comemoração importante, mas deve ser divulgado de forma correta;, opina Rosa Lúcia. Eles, que já visitaram a capital do país em outro momento, aproveitam para fazer uma observação: outras placas na cidade estão danificadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação