Cidades

DF terá empregos temporários em 29% das lojas

Mariana Flores
postado em 17/09/2009 08:38
Um terço dos lojistas do Distrito Federal pode contratar trabalhadores temporários neste fim do ano. Um levantamento feito pela Federação do Comércio do DF (Fecomércio) mostra que 29,3% dos empresários vão empregar pessoas para ajudar nas vendas de Natal. O volume é o dobro do registrado no ano passado, quando o país atravessava os primeiros meses da crise financeira mundial. Com o receio de retração do consumo em função da turbulência internacional, apenas 14,9% dos comerciantes realizaram as tradicionais contratações temporárias. Neste ano, eles estão mais otimistas e vão elevar em 4,1% o quadro de funcionários. Outros 4,7% dos lojistas ainda estão fazendo as contas para decidir se será necessário contratar. A expectativa é de que cerca de 6 mil pessoas sejam selecionadas. Entre os temporários, dois terços devem ser efetivados e permanecerão na equipe após o Natal. A amostra da pesquisa engloba 276 lojas de diferentes localidades do DF.

Karina de Matos Sousa, depois de um contrato provisório no fim do ano passado, conseguiu ser efetivadaOs interessados devem ficar atentos. Este é o momento de correr atrás. Com um volume elevado de desempregados na capital federal ; 219 mil, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego ;, a concorrência deve ser grande. Em outubro, os empregadores começam a selecionar. A previsão é que 20,9% das pessoas comecem a trabalhar no mês que vem. Mas é em novembro que o ritmo de trabalho será mais intenso (veja quadro). E, ao contrário do que pensam os trabalhadores, a experiência anterior não é tão importante. Três terços dos lojistas dizem que esse não é um pré-requisito. Ser proativo ou ter disponibilidade de tempo são mais importantes ; os dois itens foram citados como as principais necessidades por 29% e 39% dos entrevistados, respectivamente.

;O mercado é muito exigente. O funcionário tem que mostrar habilidade, integração com a equipe, facilidade de aprender e de contornar problemas;, disse presidente da Fecomércio-DF, senador Adelmir Santana (DEM-DF).

Quem está à procura de um emprego deve focar nos segmentos que mais vão contratar. Segundo o levantamento, nas lojas de departamento estão as principais oportunidades de emprego. Das pesquisadas, 88% vão precisar de reforço. Em seguida, aparecem as perfumarias (67,9%), o comércio de material esportivo (53,3%), as lojas de celular (50,0%) e as de calçados (48,6%). A maioria delas, 69,1%, está localizada nos shoppings. Os interessados podem cadastrar o currículo no endereço eletrônico do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) ; www.sindivarejista.com.br ; ou deixar nas administrações dos shoppings, ou ainda nas próprias lojas.

Os outros 66% não vão contratar ninguém. Desse universo, 74% manterão o atual quadro de pessoal, por entenderem que ele é suficiente para suprir um aumento eventual de demanda. Outros 16% acreditam que não haverá aumento de consumo que justifique ampliação do número de funcionários. Tradicionalmente, 8% não contratam temporários. E, por último, há 2% que evitam abrir vagas temporárias para não arcar com um custo maior de carga tributária.

Como ficar
A contratação temporária pode ser uma boa porta de entrada no mercado de trabalho. Mas quem deseja permanecer no emprego após o Natal deve mostrar um bom desempenho, de acordo com os empregadores. Dos pesquisados, apenas 16% dizem que vão dispensar todos os contratados após a data comemorativa. Do restante, 65,4% vão transformar o temporário em fixo, e 18,5% não sabem se vão ou não efetivar. Foi como temporária que a moradora da Asa Norte Karina de Matos Sousa, de 22 anos, conseguiu seu emprego. No ano passado, após seis meses desempregada, ela conseguiu um posto como mamãe-noel em um shopping da cidade. Passou dois meses no cargo. Em janeiro, foi contratada como recepcionista do mesmo shopping e, há um mês, passou a chefiar a equipe de recepcionistas. ;Acho que consegui porque sou reservada, pontual e trabalho bem em grupo. Foi por mérito meu;, conta.

Desemprego
A Pesquisa de Emprego e Desemprego é realizada todos os meses em 2,9 mil domicílios de 19 regiões administrativas do Distrito Federal. O levantamento, feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostra que há 219 mil desempregados no DF, o que equivale a 15,9% da População Economicamente Ativa ; soma das pessoas com 10 anos ou mais de idade que estão trabalhando ou procurando trabalho.

OPORTUNIDADES

Veja onde vão surgir as vagas
Total 29,3%
Vestuário 26,2%
Calçados 48,6%
Informática 6,3%
Material esportivo 53,3%
Perfumaria 67,9%
Móveis/decorações 10,8%
Loja de celular 50,0%
Lojas departamento 88,9%
Eletroeletrônico 27,3%
Livraria 20,0%
Ótica 10,0%
Bares e restaurantes 0,0%

O que conta na hora da contratação
Total 100%
Disponibilidade de tempo 39,0%
Perfil proativo 29,0%
Experiência anterior 25,0%
Sexo e aparência 6,0%
Bom atendimento 1,0%

Quando vão começar as contratações
Total 100%
Setembro 4,9%
Outubro 20,9%
1; quinzena de novembro 19,7%
2; quinzena de novembro 29,6%
1; quinzena de dezembro 18,5%
2; quinzena de dezembro 6,1%

As chances de permanecer no emprego
Total 100%
Lojistas que pretendem efetivar 65,4%
Comerciantes que vão dispensar após o Natal 16,0%
Empresários que ainda não decidiram 18,5%

Fonte: Pesquisa Contratação de Mão de obra Temporária ; Comércio Varejista, feita pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Serviço
O interessado em concorrer a uma vaga ou participar de um curso de treinamento deve se inscrever no endereço eletrônico www.sindivarejista.com.br. Paralelamente, em parceria com o Senac, o sindicato vai oferecer treinamento a partir de 21 de setembro. Com um investimento de R$ 20, o profissional pode fazer curso de técnica de vendas, de planejamento e controle de estoques ou de técnicas básicas para operar caixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação