Cidades

UnB distribui 1,5 mil canecas de uso permanente

Objetivo é reduzir o consumo de copos descartáveis

Pablo Rebello
postado em 17/09/2009 09:00
Copos plásticos descartáveis são usados e jogados nas latas de lixo do início da manhã ao fim da noite na Universidade de Brasília (UnB). Só no Restaurante Universitário (RU), estudantes, professores e usuários do local usam, em média, seis mil copos por dia e 120 mil por mês. Para evitar o desperdício e conscientizar o público universitário, a Agenda Ambiental da UnB distribuiu ontem 1,5 mil canecas de plástico no câmpus do Plano Piloto e em Ceilândia. A medida faz parte da campanha ;Sou UnB, jogo limpo;, que procura oferecer para os estudantes um utensílio de uso permanente que ajude a diminuir a poluição provocada pelos copos descartáveis.

Objetivo é reduzir o consumo de copos descartáveisOs organizadores da campanha reforçam que, ao usar as canecas, os estudantes contribuirão para reduzir o consumo de copos plásticos. Como exemplo, eles alegaram que uma pessoa que use a caneca duas vezes por dia, durante 20 dias, deixará de consumir 40 copos plásticos. Cartazes da campanha mostravam ainda a agressão ao meio ambiente provocada pelos descartáveis. Somente um copo demora, em média, 100 anos para se decompor. Além disso, a água usada na limpeza da caneca representa menos gasto de recursos naturais do que a quantidade de água que é necessária para a reciclagem dos produtos descartáveis.

;Desde 2007, realizamos ações como essa no RU. Mas, a partir deste semestre, estamos intensificando o trabalho com novidades como o Dia da Caneca, quando o RU não oferecerá copos descartáveis para uso público e os alunos terão que usar seus próprios utensílios. O primeiro Dia da Caneca ocorre nesta sexta-feira;, explicou Fernanda Fagundes, 24 anos, funcionária da Agenda Ambiental da UnB. ;Quem não ganhou a caneca, também pode trazer uma de casa sem problemas. O importante é deixar de usar os produtos descartáveis;, acrescentou. Ela contou ainda que, a partir do ano que vem, as canecas passarão a ser entregues com o kit de calouros que forem aprovados no vestibular.

Apesar de a caneca ser entregue gratuitamente, os estudantes precisam fazer um cadastro para que a Agenda Ambiental tenha um controle de todos que já receberam o utensílio. O cadastro exige apenas a apresentação do número de matrícula para alunos ou do CPF, para quem não é aluno. A Agenda Ambiental estuda ainda um ponto de venda de canecas dentro do RU, a preços baixos, para estudantes que eventualmente percam o produto que ganharam. Ontem, além da caneca, também foram entregues sacolas para que os estudantes tenham como carregar os utensílios de maneira segura.

A distribuição continua hoje somente no câmpus do Plano Piloto, no primeiro piso do RU, das 11h30 às 14h. Mas o público do RU não é o único que preocupa a Agenda Ambiental da UnB. Apesar de não terem estudos específicos, os profissionais da agência apontam que o consumo de copos descartáveis dentro dos departamentos da universidade também é muito alto. ;Estamos com um processo de licitação para compra de canecas que serão distribuídas para professores e funcionários da instituição;, afirmou Fernanda.

Por enquanto, os estudantes que ganharam a caneca aprovam a atitude da universidade. Como no caso do aluno de computação Tales Marques, 21 anos. ;O tamanho é bom e eu mesmo posso cuidar da limpeza dela. Acho mais higiênico. Pretendo usá-la diariamente no câmpus;, analisou o jovem. A estudante de veterinária Karen Rosa Alves, 20, destacou que a iniciativa ajuda a diminuir a quantidade de copos de plásticos desperdiçados diariamente no RU e só lamentou não ter pego a caneca em semestres anteriores. ;Das outras vezes, perdi o dia da entrega. Mas agora vou trazer a minha caneca todos os dias para evitar o desperdício;, contou.

Projetos
A Agenda Ambiental da UnB pretende mobilizar a comunidade universitária para uma gestão coletiva, socioambiental e sustentável nos câmpus. A conservação do meio ambiente é um tema estratégico. Além da distribuição das canecas, a Agenda tem como projetos, entre outros, a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e papel e o ;transporte sustentável;, com a utilização de bicicletas espalhadas em pontos estratégicos do câmpus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação