postado em 19/09/2009 08:10
Estacionar irregularmente nas entrequadras comerciais do Plano Piloto ficou mais difícil. Durante 12 horas do dia, policiais militares estão de plantão em sete quadras mais movimentadas nas asas Sul e Norte para impedir que motoristas parem em fila dupla. A ação do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) começou na última segunda-feira e não tem data para terminar. A ideia é que o policiamento seja constante para garantir a fluidez no trânsito e acabar de uma vez com os congestionamentos nos horários de pico nas quadras da capital do país.Durante todos os dias úteis da semana, das 8h às 20h, pelo menos dois policiais ficam a postos nas entrequadras comerciais. Eles espalham cones pela rua e isolam os locais onde é proibido estacionar em qualquer hipótese ; perto das curvas, no começo e no fim da quadra. Até as 11h40, os PMs até abrem exceções: permitem que os motoristas parem em fila dupla por alguns minutos para ir à farmácia ou à padaria. Mas a ordem é: na hora do almoço, ninguém pode parar atrás dos outros carros regularmente estacionados nas vagas. Nem se estiver mais alguém dentro do veículo. O procedimento é o mesmo entre as 17h30 e as 19h30.
De acordo com o coronel José Ricardo Cintra, comandante do BPTran, o objetivo da operação não é multar motoristas, mas impedir que eles estacionem em fila dupla e compliquem o trânsito. ;Antes, quando a polícia era chamada na quadra, já encontrava a maior bagunça. Os carros estavam estacionados em fila dupla e nossa única alternativa era multar;, disse. ;Agora, a presença do policial impede a infração. Estamos multando menos do que antes;, garantiu. O coronel, no entanto, não apresentou um balanço da primeira semana de operação porque, segundo ele, ainda não foi possível levantar os dados.
Balanço
Entre janeiro e julho deste ano, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) multou 296 proprietários de veículos por estacionar em fila dupla (1)em todo o DF. Parar impedindo a movimentação de outros veículos também caracteriza a fila dupla que costuma ocorrer nas quadras do Plano Piloto. Nesse caso, a infração é a quarta mais comum cometida pelos brasilienses no que diz respeito a estacionamento irregular. Nos sete primeiros meses do ano, 2.461 condutores foram notificados por esse motivo.
[SAIBAMAIS]De acordo com o BPTran, o deslocamento dos policiais militares para as quadras do Plano Piloto foi possível porque o Detran assumiu a fiscalização no Setor Comercial Sul. O coronel Cintra quer expandir a operação para todas as quadras das asas Sul e Norte, mas depende de mais efetivo para isso. Assim, o batalhão elegeu pontos críticos para começar a fiscalizar (veja quadro).
A ação divide opiniões. De um lado, estão moradores, que sofrem com os congestionamentos e elogiam a iniciativa. Do outro, motoristas revoltados porque não há vagas suficientes e comerciantes que reclamam de queda no faturamento. Na última quinta-feira, a servidora pública Vera Braz, 53 anos, parou ao longo da calçada na SQS 105 enquanto foi a uma ótica. Disse que demorou cinco minutos na loja e encontrou o policial preenchendo a notificação quando voltou. ;Isso é um absurdo. Acho que essa ação está exagerada;, reclama.
Moradores das quadras, por outro lado, aprovam a repressão à fila dupla. ;Isso aqui sempre foi um inferno. A gente mal consegue passar porque está tudo tomado de carro. A polícia está certa, tem que fazer isso mesmo;, elogiou o aeronauta Braulio Santiago, 50 anos, morador da 306 Sul.
1 - Infração
Estacionar em fila dupla é considerado uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa, nesse caso, é de R$ 127,69 e vale cinco pontos na carteira. Parar atrapalhando os outros carros é uma infração média, que custa R$ 85,13 e conta quatro pontos.
; Pontos críticos
# 201/202 Sul
# 209/210 Sul
# 105/106 Sul
# 107/108 Sul
# 109/110 Sul
# 201/202 Norte
; Comerciantes se queixam da ação
Empresários da 105/106 Sul usam faixas em protesto contra a fiscalização
Revoltados com o que chamam de ;ação abusiva; do BPTran, os comerciantes da 105/106 Sul espalharam faixas e cartazes nas lojas da quadra em sinal de protesto. As mensagens cobram do governo a construção de mais estacionamentos na área central. ;Senhor governador, os comerciantes da 105/106 Sul querem soluções de estacionamento. Queremos um basta nas multas abusivas!”. Essa é uma das frases escritas nas faixas que foram afixadas na fachada dos estabelecimentos.
A relação entre os PMs e os lojistas na quadra está tensa. Os empresários dizem que os policiais estão sendo intolerantes e alegam que o movimento do comércio da entrequadra caiu 40% na última semana. ;Eles não deixam os motoristas pararem em fila dupla nem para esperar por uma vaga;, reclama Marcelo Seliccani, farmacêutico de uma drogaria na 105 Sul. ;Ontem, multaram duas clientes minhas que foram só buscar os biquínis, que já estavam pagos;, conta Solange Picorelli, dona de uma loja de moda praia na quadra. ;A gente não quer a bagunça, mas o governo precisa construir mais vagas antes de fazer uma ação como essa;, reivindica Vinícius Chaer, dono de um restaurante da 106 Sul.
Um PM que trabalha na quadra, e não quis se identificar, se defende. ;O problema é que o meio termo não funciona muito bem aqui. Se eu deixar um motorista parar em fila dupla, vou ter que deixar todo mundo. E é uma determinação do comando não deixar ninguém em fila dupla;, diz.
Os comerciantes também reclamam que a operação inviabiliza o serviço de manobrista oferecido pelas lojas, pois os profissionais costumam parar os carros dos clientes em fila dupla. Mas o comandante do BPTran, coronel José Ricardo Cintra, argumenta que os manobristas podem continuar trabalhando, desde que estacionem os veículos em vagas regulares. ;O que ele não pode é administrar fila dupla;, ressalta.