Cidades

Flanelinhas têm até quarta-feira para se cadastrar

postado em 21/09/2009 18:21

A partir desta quarta-feira (23/9) flanelinhas do DF devem estar cadastrados para trabalhar. Aqueles que não estiverem serão impedidos de exercerem a atividade. De acordo com o secretário de Estado da Ordem pública, Roberto Giffoni, a fiscalização vai começará na próxima segunda-feira (29/9). "Todos os órgãos de segurança estarão envolvidos, além disso teremos unidade móvel e contaremos com a ajuda da população para fazer as denúncias dos trabalhadores que não estiverem usando o colete, nem o crachá", explica.

Dos oito mil guardadores de carros estimados no DF, apenas 237 pessoas fizeram curso de capacitação na última quinta-feira (16/9), onde aprenderam noções de trânsito, direitos e deveres do consumidor e legislação. No sábado eles receberam colete de identificação numerados. Os crachás, que também seriam entregues neste sábado, não ficaram prontos, mas amanhã (24/9) os guardadores de carros já poderão retirá-los no Núcleo de Ação Integrada.

O serviço de flanelinhas, guardadores e limpadores de carro é opcional. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) informa que caso haja "pressão" desses profissionais para que os motoristas utilizem seus trabalhos, eles poderão perder o credenciamento. Quem tiver alguma reclamação sobre algum desses profissionais poderá ligar na ouvidoria (156) e informar o número da pessoa, que estará no colete.

Segundo informações da Sedest a idéia é que toda quarta-feira sejam ministrados cursos de capacitação, para que todos os guardadores de carro do DF sejam cadastrados. O documento terá validade de um ano, com possibilidade de renovação.


Para se cadastrar, é necessário fazer um registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga Delegacia Regional do Trabalho), e em seguida se cadastrar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).


Profissão de Guardador
No dia três de setembro o governador em exercício, Paulo Octávio, assinou decreto que normatiza a profissão de guardadores e lavadores de carro, conhecidos como flanelinhas. Com essa nova lei, serão assegurados os direitos de motoristas e dos profissionais que cuidam dos veículos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação