Cidades

Biblioteca Machado de Assis inaugura videoteca

Rodolfo Borges
postado em 22/09/2009 09:05
A aliança entre PT e PSB que já estava acertada para as próximas eleições começou a virar pó. Um dos motivos é a Os moradores de Taguatinga ganharam mais um motivo para visitar a Biblioteca Pública Machado de Assis, no Centro Cultural de Taguatinga (CNB 1 Área Especial): ontem foi inaugurada a videoteca, que conta com 900 vídeos em VHS e 165 DVDs, todos doados por frequentadores e funcionários da casa. A iniciativa visa aproximar leitores e livros e tem como destaque a sessão Veja o filme, leia o livro, composta por pares de filme e livro que contam a mesma história. Entre os títulos, A casa dos espíritos, de Isabel Allende; O carteiro e o poeta, de Antonio Skármeta e Eu, robô, de Isaac Asimov.

A responsável por unir vídeo e papel é a professora Alzira Guimarães Barquette, que coordena a biblioteca com a colega Jaciara Cavalcante. ;Quando encontramos o livro, vamos atrás do filme, e vice-versa;, conta Alzira. A ideia da mistura surgiu do gosto da professora e de seu filho Illy, 24, pelos filmes e livros. ;Acabei de me formar em biblioteconomia e quase faço meu projeto final sobre livros adaptados para o cinema;, conta Illy, que ajuda a mãe nas horas vagas e contribuiu com três DVDs.

Os dois pretendem despertar a curiosidade literária dos cerca de 600 usuários diários da biblioteca por meio dos vídeos. São pessoas como a recepcionista Lorayne Gomes, 26, que estuda para concursos na biblioteca. ;Venho aqui há um ano e meio e acho a ideia muito boa, mas só vou poder assistir aos filmes depois de passar no concurso;, brinca a recepcionista. A maioria dos filmes está em VHS, e quem não tem o antigo aparelho em casa pode usar o videocassete da biblioteca.

;Começamos a pedir doações a quem se associava à biblioteca e, depois de catalogar os filmes, abrimos aos empréstimos;, conta Jacira, que aguarda colaborações para aumentar o catálogo. Os vídeos serão emprestados de segunda a sexta-feira e podem ficar com o usuário por até três dias. Quem esquecer o prazo paga a multa com um DVD original.

Terapia
Frequentadores da Biblioteca de Taguatinga há mais de 15 anos, os amigos Esaú Bacelar, 43, e Adriano Pontes, 37, aprovaram a novidade. ;Vir à biblioteca é uma terapia. Quando estou triste ou deprimido, passo por aqui, pego um livro, revejo os amigos. Agora tenho mais uma opção para ocupar a cabeça;, elogia Esaú, que é analista judiciário. Para o servidor público Adriano, que conheceu o amigo na biblioteca enquanto ambos estudavam para concursos, os vídeos vão complementar os livros da casa.

A abertura da videoteca foi marcada pela distribuição de pipoca e refrigerante para quem frequentava o local por volta das 16h de ontem. Discretamente, os leitores subiam ao recém-inaugurado mezanino para conhecer a estrutura prometida há algumas semanas. ;A iniciativa é muito boa. Vou contribuir com uma coleção de curso de inglês que tenho em casa;, disse a auditora Ivette de Souza Nóbrega, 54, que mora em Águas Claras e já planeja pegar alguns títulos emprestados.


COMO SE ASSOCIAR
Interessados em participar devem levar ao local uma foto 3x4, o comprovante de residência e uma doação ; que pode ser dois livros de literatura, um DVD original ou um livro indicado para o PAS. A Biblioteca Pública de Taguatinga fica na CNB 1, Área Especial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação