Cidades

Evento reúne jogadores de RPG neste fim de semana

postado em 24/09/2009 15:20

Você lê uma história e assume o papel do personagem. A partir daí, todas as suas decisões influenciam nos acontecimentos e no final da história. Não se trata de um jogo eletrônico, mas do RPG, sigla em inglês para role playing game, ou "jogo de representação".

No próximo fim de semana, dias 26 e 27 de setembro, os amantes do jogo poderão se encontrar no Dia do RPG 2009. Será no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O encontro acontece simultaneamente em 18 cidades do país. Em Brasília, o evento já teve duas edições, em 2007 e 2008.

Jogadores assumem lugar de personagens e definem rumo das históriasA organização do encontro fica por conta do grupo D30 RPG, do DF. Quem entende do assunto sabe que o D30 (dado de trinta faces) é raro na modalidade. O grupo, que tem hoje cinco integrantes, se conheceu no ano passado, na portaria de um evento. Desde então, realizam pequenos encontros para reunir jogadores e aumentar o círculo.

Para Thiago Freitas, 27 anos, um dos organizadores do Dia D, os eventos são muito importantes para descentralizar os jogos no DF. "Hoje em Brasília não é muito raro ter jogadores, mas muitos não se conhecem", afirma. Thiago espera de 250 a 300 pessoas no fim de semana.

Popularização

Segundo os organizadores, uma das metas do Dia D é esclarecer a população sobre os conceitos básicos do jogo, principalmente aqueles que não conhecem as regras. Nos dias haverão palestras, jogos de tabuleiros, histórias em quadrinho e outros livros.

Luís Cláudio Duarte, 45 anos, participou das outras duas edições do encontro. Ele joga RPG desde os 20 e conta que é um dos adeptos da categoria mais velhos em Brasília. Para ele, os encontros são positivos para o crescimento do jogo e esclarecimento dos que não conhecem. ;É sempre um intercâmbio. Os eventos são uma ótima oportunidade para conhecer jogadores e aprender outros estilos;, avalia.

Os organizadores reforçam o convite a quem tem os jogos mas não tem um grupo formado. Quem quiser se inscrever antes do fim de semana pode enviar um e-mail para encontrorpg@gmail.com. A organização se encarrega de reunir outras pessoas para formar as mesas de jogos. A inscrição antecipada não é obrigatória.

Saiba Mais


Em uma partida de RPG, os jogadores se transformam em personagens da história. As regras e acontecimentos são conduzidos por um narrador (o chamado "mestre"). Os jogadores geralmente se unem com um objetivo em comum e os adversários são personagens controlados pelo narrador. As decisões e o rumo da história ficam por conta dos personagens.

O primeiro jogo de RPG foi o Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em inglês), criado pelo americano Gary Gygax em 1971. O D mistura seres da mitologia e lendas. Hoje há jogos com outros temas que envolvem história mundial, ficção científica, terror, super-heróis de histórias em quadrinhos e muitos outros.

Programação:

Sábado (26/09)
9h ; Abertura dos portões e inicio do credenciamento dos participantes
9h30 ; Oficina ;Castelo Falkenstein e tecnologia steampunk;
10h30 ; Palestra ;Jogos de tabuleiro;
13h ; Intervalo para o almoço
14h ; Oficina ;Conheça o jogo Pendragon;
15h ; Palestra ;Como aproveitar ganchos para aventuras;
16h ; Palestra ;RPG e Educação;
17h ; Encerramento

Domingo (27/09)
9h ; Abertura dos portões e credenciamento dos participantes.
9h30 ; Oficina ;Mutantes e Malfeitores;
10h30 ; Palestra ;Ambientação e dicas para jogos de terror;
13h ; Intervalo para o almoço
14h ; Quiz Nerd
14h ; Palestra ;Inclusão de pessoas com deficiência;
15h ; Oficina de inclusão
17h ; Mesa Redonda com os mestres
18h ; Encerramento

Serviço:
Dia D RPG 2009
26 e 27 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul, entrada pela W2
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação