Cidades

Ação da PM contra fila dupla nas comerciais causa polêmica na Asa Sul

Operação que coíbe a infração de trânsito no comércio das entrequadras é questionada por lojistas da 109 e da 110 Sul, que fizeram abaixo-assinado. Moradores apoiam ação policial

postado em 24/09/2009 09:15
Comerciantes inconformados com a operação da Polícia Militar contra a fila dupla organizaram um abaixo-assinado pedindo o afrouxamento do controle de trânsito. Lojistas da 109 e da 110 Sul coletaram 170 assinaturas e entregarão o documento à Secretaria de Segurança Pública. Desde a última segunda-feira, policiais estão em sete quadras das asas Sul e Norte para impedir que motoristas atrapalhem o trânsito e bloqueiem a saída dos veículos estacionados corretamente.

Segundo o dono da Elétrica 109, Ary Lacerda, 53 anos, a operação está afastando os compradores da quadra. ;O freguês não entra porque vai ser multado. A polícia tem que rever isso. Já tem duas semanas e está insuportável;, disse. Ary defende a fila dupla e explica que os flanelinhas ajudam a encontrar os donos dos carros, caso algum veículo fique preso. ;É só buzinar e eles procuram saber de quem é o carro;, justificou. O problema no Beirute é outro: carros não podem mais parar em frente ao bar para entregar as mercadorias. ;Não tem espaço para descarregar. O que mais dói é ver a discussão, é um desgaste para a polícia;, comentou o proprietário, Francisco Marinho, 72 anos.

Os policiais militares estão nas quadras 201/202 Sul, 209/210 Sul, 105/106 Sul, 107/108 Sul, 109/110 Sul, 201/202 Norte e 206/207 Norte. Eles chegam às 7h30 e ficam até às 20h controlando o trânsito. Até às 11h45, há tolerância para quem precisa resolver um problema rápido na quadra ; depois disso, os condutores são orientados a sair da fila dupla. Não adianta deixar o carro ligado ou ficar no banco do motorista enquanto o passageiro está no comércio ; a multa de R$ 127,69 é a mesma para todos.

;A presença do policial está inibindo o condutor de cometer a infração. O PM não está ali com o objetivo de multar, mas orientar;, explicou o coronel José Ricardo Cintra, comandante do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran). Ele explica que o embarque e desembarque de passageiros é permitido nas comerciais ; o que não pode é deixar o carro parado por mais tempo. A operação não tem data para acabar. ;A princípio, vamos ficar nessas sete quadras porque elas têm maior dificuldade de fluidez. Quando elas estiverem sob controle, vamos tentar ocupar outras;, disse o coronel Cintra. O comandante ressalta que esse procedimento evita as ocorrências de um carro fechando o outro na comercial. ;A gente sempre era chamado em um momento de conflito. Agora, atuamos de maneira preventiva;, completou.

Enquanto os comerciantes reclamam do cumprimento da lei, os moradores agradecem o fim do tumulto nas quadras. A arquiteta Márcia Brandão, 47 anos, mora na 110 Sul e já sentiu diferença no trânsito das proximidades. Normalmente, ela leva até 10 minutos para subir da 209 até a 109 Sul na hora do almoço. Com a mudança, ela quase não para durante o trajeto. ;As pessoas não têm o costume de estacionar dentro da quadra e ir andando até as lojas. Eu sou incapaz de parar na fila dupla sem ter alguém dentro do carro que possa tirá-lo;, disse. O médico Márcio Sales, 67, também mora na 110 Sul e comenta que a fila dupla vira tripla em dias de muito movimento. ;É falta de educação, mas sei que não tem vaga e as ruas são muito estreitas;, afirmou.

Por pouco, a oficial de justiça Elvia Guimarães, 37, não levou uma multa por estacionar em fila dupla na 210 Sul. Ela deixou o carro perto das lojas e, quando voltou, o policial estava começando a anotar os dados do veículo. Elvia correu e escapou de ser notificada. ;Às vezes você consegue uma vaga, mas em geral tem que encostar o carro. Mesmo assim, prefiro que os policiais fiquem aqui. A gente se sente mais segura e eles coordenam o trânsito;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação