postado em 24/09/2009 17:59
O objetivo do curso, dado pelo Conselho do Direito do Idoso (CDI), é conscientizar os motoristas e cobradores, do sistema de transporte público, da necessidade de respeitar e garantir os direitos do idoso no momento do embarque.A principal reclamação dos passageiros da terceira idade é o desrespeito nas paradas de ônibus e o fato de muitas pessoas olharem com maus olhos o direito a gratuidade das passagens. Além disso, muitos motoristas não param para eles por falta de paciência em esperar que subam nos ônibus.
Durante o treinamento, que dura duas tardes, os rodoviários vão receber orientação sobre normas previstas no Estatuto do Idoso- Lei 10.741/03. Essa lei foi aprovada em 2003 e prevê multa e pena de reclusão que varia de seis meses a dois anos, a quem desrespeitá-la.
O grupo Amaral foi o primeiro a fazer o treinamento com seus funcionários, em julho. Ao todo, 120 rodoviários entre motoristas e cobradores vão receber um certificado nesta sexta-feira (25/9). Em outubro, cerca de 2500 funcionários da Viplan também farão o curso.
Serviço
Outras empresas que desejarem encaminhar seus empregados para o treinamento devem procurar o CDI: 3905-1500.