Cidades

Em um mês disque-idoso recebe mais de 70 ligações de maus-tratos

postado em 24/09/2009 20:56
Em um mês de funcionamento o Disque-Idoso da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) já recebeu mais de 100 ligações envolvendo denúncias de maus-tratos contra pessoas idosas. Dessas denúncias, pelo menos 70% dizem respeito a agressões cometidas por pessoas da própria família, como filhos e netos.

Dados do Centro de Valorização do Idoso (CVI), responsável pelo serviço, indicam ainda que as queixas contra o desrespeito em filas de bancos e supermercados somaram 10% das ligações. Também contabilizaram 10% as reclamações sobre o tratamento nos transportes coletivos, quando motoristas não param nos pontos para que eles entrem e quando seus assentos não são disponibilizados. Já as ligações denunciando o péssimo atendimento em hospitais chegaram à marca de 5%. Os 5% restantes se referem a outros tipos de desrespeito à pessoa idosa.

Quando as denuncias são de maus-tratos os denunciantes, sejam da família, amigo, vizinho ou conhecido da vítima, preferem o anonimato. Das ligações recebidas nenhuma foi da própria vítima, que na maioria das vezes, informou a CVI, teme prejudicar o filho.
O número funciona para denúncias de maus-tratos. Nele a vítima e qualquer pessoa pode fazer a ligação, que, se preferir, terá sua identidade preservada.

No caso de agressão física, a polícia será acionada para ir até o local, juntamente com o CVI, para as medidas necessárias. Só em 2007, mesmo sem a existência do Disque-Idoso, o CVI recebeu 7.037 denúncias.

No Distrito Federal, conforme dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos constituem 14% da população, ou seja, cerca de 350 mil pessoas. Os maus-tratos sofridos por eles na área da saúde representou 70% das denúncias, seguido do setor transportes, com 20%, e pela segurança, com 10%.

Serviço
Disque Idoso: 0800.6441401
De Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação