postado em 26/09/2009 08:40
Nos dias de hoje, não é raro ver crianças rebolando entusiasmadas com ritmos de letras musicais um tanto apelativas. É créu para lá, cachorra para cá, e por aí vai. Cena apavorante para quem viveu no tempo do romantismo existente nas mais belas composições de sucesso dos anos 60. Justamente para resgatar os valores daquela época, professores do Centro de Ensino WGS, do Setor P Norte, promoveram ontem o 1; Encontro Poético Mirim. Em homenagem aos 50 anos de carreira do rei Roberto Carlos(1), 357 crianças do 2; ao 5; ano do Ensino Fundamental fizeram diversas apresentações em cima do tema ;canções que marcam nossas vidas;.
A abertura do projeto foi dos alunos da 3; série Thiago Cordeiro da Silva, 9 anos, e Brenda Letícia Oliveira de França, 8. Ele, de terno branco, e ela, com um vestido vermelho, representavam, respectivamente, Roberto Carlos e a mulher do cantor, Maria Rita. O casal dançou com desenvoltura a música Amor sem limite (veja letra), uma declaração de amor do rei para a amada que morreu vítima de câncer em 1999.
A operadora de caixa Janete Alves de Sousa, 42 anos, é uma das admiradoras do rei e da jovem guarda. Ela se emocionou com a apresentação. ;Tenho boas recordações daquele tempo e fico feliz porque são canções que estavam esquecidas e elas (as crianças) mal sabiam que existiam;, disse. O vendedor Rogélisson de Souza Ferreira, 30, se surpreendeu com a empolgação dos pequenos. ;Acho muito interessante resgatar essa cultura nas crianças.;
A atividade pedagógica faz parte de projeto literário desenvolvido todos os anos pela escola. Os alunos passaram os últimos dois meses se dedicando a estudar a vida de Roberto Carlos. De acordo com o coordenador Mauro Ribeiro, os professores trabalharam de forma lúdica e interdisciplinar. ;Algumas músicas foram remixadas para animar os alunos, mas a maioria a gente preservou a original para resgatar os valores daquela época;, explicou. Ao todo, foram 18 apresentações. Uma turma, por exemplo, pintou o rosto e usou máscaras pretas para dançar a música Negro Gato, de Roberto e Erasmo Carlos.
Segundo a diretora Andréa da Costa Silva, o trabalho não tem apenas caráter cultural. ;As crianças passam também a ter gosto pela leitura e escrita;, ressaltou. Para a professora de português Celes Rodrigues Nascimento, é importante não deixar caírem no esquecimento canções que marcaram gerações. ;A ajuda dos pais foi fundamental para resgatar as maravilhas da música brasileira;, destacou. ;Antes, eu não gostava dessas músicas antigas, mas agora eu passei a gostar;, garantiu a estudante da 5; série Thainá Freitas, 10 anos.
120 milhões de álbuns
Roberto Carlos Braga nasceu em 19 de abril de 1941, em Cachoeiro do Itapemirim (ES). É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor e compositor brasileiro que mais vendeu discos no mundo: 120 milhões de álbuns durante os seus 50 anos de carreira.
Amor sem limite
Composição
Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Quando a gente ama alguém
de verdade
Esse amor não se esquece
O Tempo passa, tudo passa,
mas no peito
O amor permanece
E qualquer minuto longe é demais
A saudade atormenta
Mas qualquer minuto perto é
bom demais
O amor só aumenta
Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida
Eu nunca imaginei que houvesse no mundo
Um amor desse jeito
Do tipo que quando se tem não
se sabe
Se cabe no peito
Mas eu posso dizer que sei o
que é ter
Um amor de verdade
E um amor assim eu sei que é
pra sempre
É pra eternidade
Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida
Quem ama não esquece
quem ama
O amor é assim
Eu tenho esquecido de mim
Mas dela eu nunca me esqueço
Por ela esse amor infinito
O amor mais bonito
É assim nosso amor sem limite
O maior e mais forte que existe
Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida
Quem ama não esquece
quem ama
O amor é assim
Eu tenho esquecido de mim
Mas dela eu nunca me esqueço
Por ela esse amor infinito
O amor mais bonito
É assim nosso amor sem limite
O maior e mais forte que existe
Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida