Cidades

Quinta é Dia Nacional de Doação de Leite

postado em 29/09/2009 17:29

Nesta quinta-feira, dia 1; de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2008, foram doados 20.371 litros de leite materno no Distrito Federal, que atenderam a 17.146 crianças; no Brasil, foram 153.871 litros para 159.895 crianças. Até agosto deste ano, o DF já arrecadou 11.591 litros de leite, que atenderan a 8581 crianças; em todo o pais foram doados 83795 litros para 81145 crianças.

Segundo a coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Oliveira, atualmente o DF consegue atender à necessidade das crianças internadas nos hospitais, mas ainda não é capaz de ofertar leite materno para os pais que vão aos bancos em busca de doações. "Para as crianças internadas o uso de leite materno é prescrito pelo médico. Como são crianças prematuras e doentes, a gente tem que oferecer o melhor alimento para elas se recuperarem, que é o leite materno", explica a coordenadora.

Toda mãe que tem dificuldade de amamentação pode procurar um ambulatório dentro dos bancos de leite humano e postos de coletas do DF. A partir daí, será avaliado se existe a necessidade dessa criança receber ou não o leite. "Mas a gente tenta auxiliar essa mãe para que ela consiga amamentar seu próprio filho, pois muitas vezes ela só está com dificuldade na hora da amamentação", diz Oliveira. Na rede pública são 10 bancos de leite e dois bancos de coleta de leite; já na rede privada são quatro bancos de leite e dois postos de coleta de leite no DF.

Procedimentos

O leite doado não é ofertado imediatamente às crianças. Primeiro é preciso que o alimento passe por um controle de qualidade, que pode demorar até dois dias para ser concluído. "O leite é selecionado, processado e pasteurizado. Depois é guardado no freezer, pois dessa forma ele pode ser estocado por até seis meses", explica Mirian Oliveira. Mas dificilmente o leite fica tanto tempo guardado, "a gente consegue guardar por no máximo dois meses", revela.

Os hospitais do DF funcionam em rede quando o assunto é a disponibilidade de leite materno. Se faltar o alimento em uma das unidades, outra com reserva repassa o leite. "Alguns hospitais como o da Asa Sul, que tem 42 leitos de UTI, sempre precisam de leite. E ai se o de Taguatinga tiver, a gente vai buscar", relata a coordenadora. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) é o centro de referência de bancos de leite no DF, pois tem uma equipe completa para realizar os procedimentos e capacidade para fazer a supervisão em todos os bancos de leite.

Quem pode doar
Todas as mães saudáveis que não façam uso de nenhuma medição podem entrar em contato com banco de leite, para ser orientada sobre a melhor forma para fazer a coleta. De acordo com Mirian Oliveira, 95% dessa coleta é feita em casa. "A mãe deve tirar o leite e colocar em um vidro com tampa de plástico, tipo de café solúvel ou de maionese, e entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo da sua casa, para que a gente possa recolher a doação". Esse leite dura no congelador da geladeira ou no freezer por até 15 dias.

Comemoração
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano será lembrado no DF, nesta quinta-feira (1;/10) com uma cerimônia no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), às 14h. A campanha de incentivo à doação, feita em parceria entre o Ministério e a Secretaria de Saúde do DF, visa a conscientizar as mães sobre a importância da doação de leite materno.

Técnicos e gestores em Saúde estão sendo convidados a participar da cerimônia na Fepecs, onde estão programadas atrações musicais e homenagens, com apresentação de Grupos Musicais.

Bancos de Leite

Hospital das Forças Armadas (HFA): 3966-4207

Hospital Regional da Asa Norte (HRAN): 3325-4207

Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ): 3479-9643

Hospital Regional de Ceilândia (HRC): 3372-9652

Hospital Regional do Gama (HRG): 3384-0337

Hospital Regional de Planaltina (HRP): 3388-9794

Hospital Regional do Paranoá (HRPA): 3369-9907

Hospital Regional Sobradinho (HRS): 3387-3993

Hospital Regional de Taguatinga (HRT): 3352-6900

Hospital Universitário de Brasília (HUB): 3448-5391

Posto de Coleta de São Sebastião: 3339-1125

Posto de Coleta doHospital Regional de Samambaia (HRSAM): 3458-9811

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação