postado em 29/09/2009 18:36
O Lago Paranoá amanheceu nesta terça-feira (29/9) coberto com uma mancha negra na sua superfície, próximo a QI 3 do Lago Norte. O motivo foi uma tubulação de tratamento de esgoto da Asa Norte, que passa pelo lago, a qual se rompeu na tarde de ontem (28/9). A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) conseguiu conter o vazamento uma hora depois, mas a tubulação só foi consertada após 12 horas. Enquanto isso, moradores reclamavam do mau cheiro no local. Quatro caminhões de fossa foram levados para o local.
A Caesb não sabe precisar o que ocasionou o rompimento da tubulação, que tem apenas 10 anos. De acordo com a companhia, o vazamento foi pequeno e não representa risco às pessoas nem aos peixes. Amostras da água foram colhidas por engenheiros ambientais e encaminhadas para teste para certificar se houve ou não contaminação. O laudo deve sair em alguns dias, mas já foi constatado, previamente, que a fauna local não foi prejudicada.
O esgoto, composto de fósforo e nitrogênio, deverá se dissolver na água até amanhã, não havendo como retirar os dejetos do lago, já que eles se dissolvem. Como a renovação da água no local é lenta, a mancha escura vista no lago deve permanecer até amanhã, com a decomposição total do material.