Cidades

Começa fiscalização do Inmetro para o dia das crianças

postado em 01/10/2009 16:40
Começou nesta quinta-feira (1;/10) fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) em estabelecimentos de artigos infantis, para o dia das crianças.

De acordo com o diretor de fiscalização do Procon, Jarcyr Budal, os lugares visitados são lojas já monitoradas pelo Inmetro por problemas passados. "Nós estamos autuando brinquedos, artigos infantis, como chupetas, que estão fora dos padrões, e não tem o selo do Inmetro", explica Budal.

Hoje foram visitadas dez lojas no mercadão norte e na comercial norte, de Taguatinga. Apenas uma foi autuada por ter brinquedos sem o selo do Inmetro. Como explicou Jarcyr Budal, nessa situação os produtos são apreendidos pelo Inmetro e retirados do mercado; o Procon então abre um processo administrativo na empresa por ela colocar em risco a segurança das crianças. "Como essa é uma infração grave a multa pode chegar a R$ 3.200 milhões, dependendo da empresa e se ela é reinicidente", alerta.

Nesta sexta-feira (2/10) a fiscalização vai visitar cinco estabelecimentos na 410/411 sul. O Inmetro continuará as blitzes em cidades do Goiás na semana que vem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação