Cidades

Convênio vai garantir que quiosques tenham direito a assessoria jurídica

postado em 02/10/2009 08:58
Depois de 11 meses da regularização da atividade no Distrito Federal, donos de quiosques deram ontem mais um importante passo para se firmar como microempresários. Convênio assinado entre a entidade que representa a categoria e a Associação Comercial do DF (ACDF) permitirá que os quiosqueiros, como são chamados, tenham direito a assessoria jurídica e contábil, assistência médica e odontológica, linha de crédito do Banco de Brasília, além de microcrédito por meio de parceria com o Ministério do Trabalho. Os benefícios se restringem aos que são associados à União dos Proprietários de Trailers, Quiosques e Similares do DF (Unitrailer) ; atualmente, cerca de 3 mil.

Há pelo menos 20 anos, donos de quiosques lutam para serem reconhecidos. A Lei Distrital n; 4.257/08 tornou a atividade formal e encheu a categoria de expectativa. Na manhã de ontem, quase 200 pessoas lotaram o auditório da ACDF, no Setor Comercial Sul, para acompanhar a cerimônia de assinatura do convênio. ;Um sonho está se tornando realidade. Saímos da ilegalidade e agora somos empresários;, disse o presidente da Unitrailer, Luiz Ribeiro. Segundo estimativa do governo local, existem cerca de 14 mil quiosques, trailers e similares em todo o DF.

O convênio oficializado com a ACDF contempla parcerias com laboratórios, faculdades e cursos de capacitação profissional. Com o apoio do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), os proprietários de quiosques receberão treinamento, por exemplo, em áreas como atendimento ao cliente, estratégias de venda e higiene do local de trabalho. ;Precisamos investir nos micro e pequenos empresários. São eles quem mais geram renda e emprego;, comentou a presidente da ACDF, Danielle Moreira. De acordo com a Unitrailer, os quiosques do DF geram cerca de 60 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.

Burocracia

Apesar da regularização, nem todos os quiosqueiros conseguiram a permissão de funcionamento. A burocracia tem emperrado a liberação dos documentos pelas administrações regionais e pela Coordenadoria de Serviços Públicos (Coorsep) da Secretaria de Governo. Antônio José da Silva, 34 anos, tem um quiosque de lanches na 712 Sul. No espaço, não tem água nem energia elétrica. Ele só pretende investir depois que estiver com a permissão em mãos. ;Essas vantagens do convênio são ótimas porque deixam a gente ainda com mais vontade de fazer a coisa acontecer.;

Com o convênio firmado com a ACDF, os associados da Unitrailer esperam conseguir empréstimos com mais facilidade para melhorar a infraestrutura dos quiosques. Giovani Cipriani, 30 anos, dono de um trailer também de lanches na 309 Sul, já planeja um churrasco para a inauguração do espaço, depois que tiver acesso às linhas de crédito e concretizar a reforma. ;Vou fazer uma reforma completa, comprar uma chapa nova e assar uma carninha. Hoje, não tem nem luz no meu quiosque. É por isso que a expectativa é grande;, conta. ;Sozinho ninguém consegue tocar um negócio como esse. Quanto mais ajuda, melhor para todo mundo;, completou Cipriani.

O deputado distrital Raimundo Ribeiro, que ajudou a elaborar o projeto de lei dos quiosques e intermediou as negociações que resultaram na assinatura do convênio com a ACDF, participou da cerimônia na manhã de ontem. Ele comentou que a iniciativa faz os quiosqueiros se aproximarem da cidadania. ;Hoje, eles podem dizer que são regularizados e ainda contam com todo o suporte da Associação Comercial do DF. Sem dúvida, estão vivendo um momento histórico;, afirmou.

Exposição de modelos

Está previsto para o próximo dia 15 o início da exposição do quiosque-modelo, no Setor Comercial Sul, no local onde está atualmente o veículo leve sobre trilhos (VLT). A ideia é mostrar para a comunidade como deverão ficar todos os quiosques do DF. A Unitrailer já conseguiu parcerias com empresários do Rio de Janeiro e de São Paulo para financiar 80% da construção dos primeiros 50 quiosques que respeitarão o modelo indicado pelo governo. O primeiro deve ficar pronto em 2 de dezembro, considerado o Dia do Quiosqueiro, e outros 49 até 21 de abril do ano que vem, quando a capital federal completa 50 anos.

O acordo
# Vantagens do convênio assinado ontem com a ACDF, que beneficia somente os quiosqueiros associados à União dos Proprietários de Trailers, Quiosques e Similares do DF (Unitrailer):

# Assessoria jurídica e contábil

# Assistência médica e odontológica

# Linha de crédito do Banco de Brasília

# Microcrédito em parceria com o Ministério do Trabalho

# Capacitações do Sebrae

# Quem quiser obter mais informações sobre as vantagens pode entrar em contato com a ACDF pelo telefone 3223-0490 ou pelo e-mail acdf@acdf.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação