Cidades

Eleição de conselheiros tutelares será no domingo

postado em 02/10/2009 14:13

Neste domingo (4/10), todos os moradores do DF terão a oportunidade de escolher os conselheiros tutelares de cada Região Administrativa. As eleições, facultativas, são realizadas pelo Conselho para Assuntos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Justiça do DF (Sejus).

A função dos conselheiros é proteger crianças e adolescentes ameaçados ou vítimas de violência e assegurar os seus direitos.

Quem quiser votar deve comparecer à sua zona eleitoral com um documento de identificação com foto e o título de eleitor. A votação será eletrônica, pelo sistema web do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e ocorrerão das 9h às 17h.

O voto é secreto. As cédulas trazem os nomes de todos os candidatos, e o eleitor tem de escolher cinco opções. Os atuais conselheiros tutelares podem ser reeleitos. Mas ninguém pode ocupar o cargo por mais de dois mandatos consecutivos.

Os salários são em torno de R$ 2,2 mil mensais. Os conselhos têm atuação autônoma, e as equipes possuem estabilidade no cargo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação