Entre 6h30 e 8h30 desta segunda-feira (5/10), o Departamento de Trânsito do DF (Detran) autuou 10 ônibus por emissão de gases poluentes acima do grau permitido. A Operação Fumaça foi montada no Eixo Monumental, próximo à Torre de TV.
Os veículos autuados eram todos de empresas de transporte público. Também foi verificado o nível de poluição de vans e caminhões, mas não houve notificações.
A infração é considerada grave, com multa de R$ 127,79 e cinco pontos na carteira de habilitação. Como todos os ônibus eram de transporte público, a punição vai para a empresa proprietária do veículo, que tem até 72h para regularizar a situação junto ao Detran.
O nível de poluição é medido por um equipamento chamado opacímetro. O aparelho portátil tem um banco óptico e uma sonda (cabo inserido no escapamento) para verificar a quantidade de fumaça preta emitida por veículos a diesel.
A fumaça é captada pela sonda e levada à câmara de medição, onde há um emissor de luz e um receptor. O feixe de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. O coeficiente permitido é até 3.
Licenciamento
A operação também autuou e apreendeu outros 15 veículos por falta de licenciamento anual, que está sendo cobrado desde a última quinta-feira (1;/10) e por falta de equipamentos obrigatórios. Os ônibus foram levados para o depósito do Detran.