postado em 05/10/2009 11:16
Foi aberta, nesta segunda-feira (5/10), uma sindicância para apurar a fuga de quatro presos do Centro de Detenção Provisóra (CDP), localizada no complexo da Papuda, na madrugada deste domingo (4/10). Os internos foram recapturados ainda ontem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), haverá investigação de como se deu a fuga. Caso seja constatado que houve envolvimento de carcereiros como facilitadores, os funcionários serão punidos. No entanto, os detentos que fugiram, como ainda não foram julgados, não poderão ter um acréscimo de acusação pelo ato.
Os fugitivos são acusados, um por porte ilegal de arma, outro por homicídio e dois por roubo. Eles permanecerão no CDP até que os crimes sejam julgados. Somente após a condenação os presos seguem para a carceragem de uma das penitenciárias da Papuda.
Fuga e captura
Os quatro fugiram na madrugada de domingo. Ainda não se sabe por onde nem como os internos saíram. Os dois acusados de roubo, bem como o de homicídio foram recuperados ainda pela manhã. O outro, preso por porte de arma, foi achado por volta das 12h de domingo. Eles estavam no matagal ao redor do complexo penitenciário.