postado em 06/10/2009 12:57
Cerca de quatro mil pessoas são esperadas para as comemorações de 282 anos de Pirenópolis, cidade localizada a 120 km da capital federal, nesta quarta-feira (7/10). Mas, este ano não é apenas a cidade goiana que vai ser homenageada. O tema da festa será Brasília ; de Cerrado a Capital da República, em lembrança ao cinquentenário da capital. A festa está marcada para começar às 8h com um desfile cívico militar. Na programação, também está prevista a inauguração de dois museus e a assinatura do termo de repasse de R$ 8 milhões para o paisagismo do Rio das Almas, que passa pelo centro da cidade. Dez escolas municipais, duas da rede pública do Distrito Federal (Centro de Ensino Fundamental 104 Norte e o Setor Leste de Brasília), além da Universidade Estadual de Goiás irão compor as 11 alas que contarão a história da fundação de Brasília. Os 1,5 mil estudantes vão representar a viagem da Missão Cruls até o Planalto Central. ;Cada escola ficará responsável por um tema. Será como uma guia de viagem, que vai da Missão Cruz até o sonho de Dom Bosco da construção de Brasília;, explica a secretária municipal de Educação, Márcia Áurea Oliveira Lacerda.
O encerramento do desfile está marcado para às 11h. A programação também contará com a participação do couro de Pirenópolis, das bandas Percussão José Epaminondas Costa de Anápolis, Corumbá, Marcial de Teresópolis, Lira de Prata de Anápolis, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Base Aérea de Anápolis e dos alunos do Colégio Militar residentes no município.
Quem quiser tirar fotos dos monumentos Memorial JK, Catedral de Brasília e os Candangos ; Praça dos 3 poderes, também terão uma oportunidade durante as comemorações. É que serão montados três espaços temáticos em diferentes locais da cidade que reproduzirá os pontos turísticos da capital federal, eles permanecerão montados até 14 de outubro.
Inaugurações
Durante as festividades, dois museus serão inaugurados em dois importantes prédios históricos recentemente restaurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Eles passarão a funcionar também como espaços culturais a Casa de Câmara e Cadeia que vai abrigar o Museu das Artes do Divino e a Igreja do Carmo com o Museu de Artes Sacras. O evento contará com a presença ministro do Turismo, Luiz Barreto e do ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Às 16h30, também será assinado um termo de repasse de R$ 8 milhões para o Projeto Beira Rio. O dinheiro será investido no paisagismo do Rio das Almas. ;Pirenópolis foi escolhida entre um dos 65 destinos indutores de turismo do país, com isso temos certeza que esse projeto vai ter prioridade nas ações de desenvolvimento do Ministério do Turismo;, disse otimista o secretário municipal de turismo da cidade goiana, Sérgio Rady. Ele afirmou também que outras questões como o acesso do transporte rodoviário e aéreo e a capacitação dos serviços também vem sendo estudados.
Conheça as alas
Ala 1 ; EU NASCI DE UM PLANO, NASCI DO DESEJO POPULAR
Ala 2 - E A VIAGEM COMEÇA...
Ala 3 - O PLANALTO CENTRAL
Ala 4 - PIRENÓPOLIS, A EXPEDIÇÃO AOS PIRENEUS
Ala 5 ; FLORA
Ala 6 ; A FAUNA
Ala 7 - UM LUGAR COM ÁGUA: A CAPITAL PODE SER MESMO AQUI!
Ala 8 ; QUASE 50 ANOS DEPOIS E A IDÉIA AINDA ESTAVA NO PAPEL
Ala 9 ; É UM PÁSSARO? É UM AVIÃO? NÃO! É BRASÍLIA SURGINDO
Ala 10 ; BRASÍLIA ; A CINQUENTENÁRIA
Ala 11 - PIRENÓPOLIS ; 282 ANOS DE PURA HISTÓRIA
Saiba mais
O Rio das Almas é um rio brasileiro que banha o estado de Goiás. Sua nascente é no limite do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, no município de Pirenópolis. Segue seu curso no sentido sul-norte e compõe a bacia do Tocantins. Corta as cidades de Pirenópolis, Jaraguá, Ceres e Rialma.
Serviço
Dia: 7 de outubro, quarta-feira
Local: Rua Direita (concentração na Rua Nova)
Horário: das 8 às 11h