Cidades

Cerca de 176 mil estudantes do DF fazem provas do Siade a partir desta quarta-feira

postado em 07/10/2009 12:59

Começaram na manhã desta quarta-feira (7/10) as provas do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal (Siade), exame que pretende traçar um mapa da qualidade do ensino na capital do país. Questionários estão sendo aplicados hoje e amanhã em 554 escolas da rede pública e 28 da rede privada do DF.

Provas são aplicadas hoje e amanhã; cerca de 176 mil alunos participamEsta é a segunda edição do exame, que em 2008 avaliou 539 escolas. ;Será a primeira vez que poderemos comparar resultados, para então discutir quais pontos precisam de melhorias;, explica a coordenadora de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Gláucia Araújo Guerra. Participam 176 mil estudantes que cursam o 3;, 5;, 7; e 9; anos do ensino fundamental, e 3; ano do ensino médio, além de concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão é de que o resultado seja divulgado em março de 2010.

Provas
No exame, os alunos respondem a questões de português, matemática e ciências. Neste ano novas disciplinas foram acrescentadas às provas: história e geografia, para o ensino fundamental, e filosofia e sociologia, para o ensino médio. Os participantes terão também de elaborar redações, com estilos adaptados para cada série avaliada.

Em 244 escolas de educação infantil, a avaliação se dá por meio de questionários direcionados aos pais e professores. Os docentes farão uma espécie de auto-avaliação, ;uma forma de refletir sobre a escola, mas também sobre a participação deles na instituição;, explica Gláucia Araújo. Já os pais responderão a perguntas sobre serviços como proposta pedagógica, atendimento aos familiares e acolhimento dos alunos.

Estudantes portadores de necessidades especiais não ficarão de fora do Siade. Foram impressas 150 provas ampliadas e 20 em Braille para os que têm deficiência visual. Em outros casos, intérpretes auxiliarão nas provas dos deficientes auditivos, e os alunos com deficiência intelectual contarão com o apoio de professores das salas de recursos.

Novo índice de desempenho
O Siade será parte do Índice de Desenvolvimento da Educação do DF (IDDF), que está sendo apresentado desde o início da semana nas regionais de ensino e deve ser lançado em novembro. Para o cálculo do novo índice, além do desempenho nas provas, contará também a movimentação dos estudantes nas escolas, como reprovação e abandono. O objetivo da Secretaria de Educação do DF é ter uma avaliação mais completa da qualidade de ensino, não baseada apenas nas notas do exame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação