postado em 08/10/2009 16:42
O governador Arruda assinou na manhã desta quinta-feira (8/10) um contrato de empréstimo com a presidente da Corporação Andina de Fomento (CAF), Moira Paes Estenssoro, para melhorar a captação de água no DF. Ao todo, serão investidos US$ 100 milhões em obras do sistema de drenagem pluvial do Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia. A previsão é de que as obras comecem em março do ano que vem e fiquem prontas em um ano e meio. O projeto prevê obras para a eliminação dos pontos críticos de alagamentos em áreas urbanas do DF, além da melhoria na qualidade da água pluvial enviada ao Lago Paranoá.
De acordo com o secretário de obras, Márcio Machado, o investimento será feito nas Asas Sul e Norte, nas avenidas Samdu, em Taguatinga, e Helio Prates, em Ceilândia. O objetivo do programa é ampliar e recuperar o sistema de drenagem para acabar com as enchentes nos períodos de chuva, especialmente nas quadras 200 e 400 da Asa Norte, mais afetadas nesta época.
Na Asa Norte, a futura rede de águas pluviais evitará as enchentes, principalmente nas tesourinhas, que ocorrem no período de chuvas. Na Avenida Helio Prates será preciso fazer escavações.
Depois da recuperação do sistema de drenagem na avenida começará a segunda etapa das obras da Linha Verde. Além da EPTG, a Linha Verde agrega as Avenidas Comercial Norte e Samdu Norte, em Taguatinga, a Hélio Prates, em Taguatinga e Ceilândia, a via do Setor Policial Sul e a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).
Os recursos do acordo firmado entre o governo local e a CAF também serão investidos no combate e recuperação de erosões, principalmente nas regiões de Santa Maria e Samambaia.