Juliana Boechat
postado em 09/10/2009 08:39
O modelo Fernando Fernandes estava acostumado à vida nas passarelas, no esporte e até mesmo na televisão, ao participar da segunda edição do programa Big Brother Brasil(1), da TV Globo. Mas, em 4 de julho deste ano, o destino do homem de quase 1,90m e de 28 anos mudou. Ele sofreu um acidente de carro na madrugada de 3 de julho, quando voltava para casa. Desde então, passa temporadas em hospitais e em centros de recuperação. O sonho de voltar a andar está vivo na cabeça do modelo, que promete fazer tudo o que for possível para ter de volta a vida de antes do acidente. Com parentes na capital federal e o apoio da mãe, Maria Fernanda Fernandes, Fernando decidiu continuar o tratamento no Hospital Sarah Kubitschek de Brasília, centro de referência em reabilitação de vítimas de politraumatismo. O ex-BBB está na unidade Asa Sul do hospital desde 8 de setembro e cativa todos com bom humor e força de vontade.O acidente de Fernando foi grave. Ele bateu o carro em um poste. Sem sentir as pernas, foi internado no Hospital São Paulo. Mal chegou ao local, entrou em sala de cirurgia para procedimento de descompressão da medula e fixação da coluna. Duas vértebras (a 10; e a 11;), localizadas próximas à região lombar, foram fraturadas e atingiram a medula vertebral. Um mês depois do acidente, Fernando recebeu alta do hospital. Sempre acostumado a praticar esportes, viver sozinho e ter independência, o modelo se viu dependente da mãe, Maria Fernanda. Não abaixou a cabeça. Investiu em fisioterapia, mesmo sem ter o diagnóstico dos médicos sobre o alcance dos traumas.
Quase quatro meses depois do acidente, ainda é difícil definir o futuro de Fernando, devido à instabilidade da região atingida. Os médicos do Sarah se agarram à possibilidade de o jovem voltar a ter sensibilidade nas pernas, mas todos mantêm a consciência de que a lesão do ex-BBB pode não ter cura. Assim como centenas de outros cadeirantes em tratamento no centro de reabilitação, Fernando enfrenta a luta diária para voltar a andar. Afinal, muito mudou na vida do homem tão acostumado a trabalhar, praticar esportes e viajar. Ele faz questão de manter pedaços da rotina pré-acidente. Vai à balada com os amigos, frequenta cinema, teatro e se exercita. No início do mês passado, chegou a desfilar em Goiânia.
Na passarela
Trajando calça preta e uma blusa branca com a inscrição ;Paz;, Fernando abriu o desfile no Goiânia Fashion Week. ;Foi uma forma de me motivar. Propus colocar a cara para o público na situação em que estou;, explicou. Segundo ele, o evento serviu ainda como estímulo para pessoas que passam pela mesma situação. Fernando pretende voltar a trabalhar como modelo e já começou a montar um portifólio com fotos antigas e recentes de trabalhos publicitários. Pouco antes do acidente, ele foi fotografado por Mario Testino, um dos mais renomados fotógrafos de moda, ao lado de modelos internacionais. O lançamento do livro de Testino com a foto do modelo está marcado para dezembro, em São Paulo. ;Mario Testino me perguntou se ele podia me fotografar na cadeira de rodas quando viesse aqui. Respondi: ;É claro;;, contou Fernando, que prestigiará o evento.
Basta conversar cinco minutos com o ex-BBB para ouvir seus vários planos e sonhos para o futuro. ;O que vem pela frente, eu não sei dizer. Mas tenho planos A e B. O plano A é voltar a andar, algo que quero mais que tudo no mundo. Mas sou realista. Se isso não der certo, vou me dedicar ao esporte;, adiantou. Antes de sofrer o acidente, Fernando se exercitava com corrida e boxe. Um dos planos, agora, é investir no remo. A partir da semana que vem, Fernando será tratado no Hospital Sarah Kubitschek do Lago Norte, onde poderá praticar tênis e natação no Lago Paranoá. Enquanto isso, joga basquete com outros cadeirantes em tratamento no Sarah duas vezes por semana. Sempre de bom humor, contagia o jogo e o ambiente por onde passa no hospital.
Conversa com todos os funcionários e pacientes em tratamento no local e mostra que é possível lidar com a atual situação de maneira leve. Brinca com todo mundo, conta piadas e faz questão de manter uma relação próxima com os médicos e os colegas. ;Sempre reclamamos do acordar, do dormir. Apesar de não dormir bem, tento me reanimar todos os dias. Espero cinco minutos na cama e me preparo para a batalha diária;, contou. No hospital, os pacientes recebem a mesma atenção e tratamentos diferenciados dependendo da lesão sofrida. Cada um tem uma grade horária com terapia, fisioterapia e atividades lúdicas, como a prática de esportes. Esta primeira etapa da reabilitação é fundamental para ensinar os internos a lidar com as dificuldades da nova rotina e ganhar independência.
Fernando, por exemplo, aprendeu a manipular a cadeira de rodas, subir e descer um meio-fio ou rampa, entrar em um carro, tomar banho etc. Os médicos não cansam de repetir que a melhora só é possível com força de vontade do paciente. E todos destacam esta qualidade no ex-BBB. ;O querer é importante. E o Fernando mostra que está disposto. Se o paciente não se esforçar, não há médico que ajude;, explicou a diretora da Rede Sarah Kubitschek, a neurocientista Lucia Willadino Braga. Segundo ela, o tratamento do modelo está acelerado e ele já demonstra sinais de independência com a cadeira de rodas. Fernando concorda: ;Esses dias, liguei para minha mãe e disse: ;Mãe, talvez eu não tenha que voltar para a sua casa quando sair daqui;;.
1 - A performance
Fernando foi mais um dos participantes do Big Brother Brasil a causar sensação entre o público feminino por sua beleza e boa forma física. Mas, na segunda edição do programa, em 2002, tais atributos não foram suficientes para impedir sua eliminação no clássico paredão: ele perdeu para o cozinheiro Thyrso por 77% dos votos populares, tendo sido o terceiro concorrente a sair (os primeiros foram as candidatas Rita e Tina). Fernando foi indicado ao apredão pela comissária de bordo Cida, que, desde a primeira semana, deixou claro sua incompatibilidade com ele. Sua saída foi surpresa para o grupo e principalmente pela candidata Thaís, com quem ele viveu um tórrido e fugaz romance no programa.