Cidades

Começou nesta sexta-feira a Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais

postado em 09/10/2009 17:51
Começou nesta sexta-feira (9/10), a 10; edição da Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais na Biblioteca Nacional de Brasília. O Secretário de Estado de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, e demais parceiros do evento participaram da abertura, na tarde desta sexta-feira.

A primeira rodada está programada para as 20h e, segundo o presidente da Liga Braille de Xadrez e responsável pelo evento, Januário Pereira Couto, todos estão convidados para acompanhar as partidas que acontecerão de sexta (9/10) à segunda-feira (12/10), às 15h e 20h. Os vencedores serão conhecidos na sexta rodada que acontecerá na segunda-feira (12/10), às 9h.

O torneio será disputado por 42 atletas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal. Os competidores serão divididos em três categorias, onde os três primeiros colocados em cada uma delas serão premiados com uma bolsa atleta do Ministério do esporte no valor de R$ 750 por mês, durante um ano.

O enxadrista mais novo é o brasiliense Leomon Moreno da Silva, de 16 anos. Para Januário, a expectativa é de um evento de sucesso. ;Esperamos, com esse evento, aumentar o número de participantes e tentar transformar o xadrez em um esporte paraolímpico, essa é uma das nossas grandes batalhas;, diz.

As regras são as mesmas, mas o tabuleiro utilizado pelos deficientes visuais é adaptado, como explica o organizador. ;As casas negras estão em alto relevo e as brancas estão em baixo. As peças também têm um pino em cima para que eles possam diferenciar a cor;. Para identificar as jogadas, cada ação é cantada pelo atleta.

A Copa é organizada pela Liga Braille de Xadrez, em parceria com a Secretaria de Cultura do DF, Associação Comercial do DF, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Associação Brasileira de Hotéis e pela empresa Coca-Cola.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação