Cidades

Novo nome petista na disputa pelo Buriti

Ex-distrital Chico Floresta decide participar das prévias internas do partido, marcadas para março do ano que vem

Ana Maria Campos
postado em 10/10/2009 07:50
Magela (E) e Chico Floresta: os dois petistas são obstáculos para a confirmação da candidatura de Agnelo ao Governo do Distrito FederalMais um capítulo da novela sobre a escolha do candidato petista ao Governo do Distrito Federal: o ex-deputado distrital Chico Floresta (PT) decidiu participar do processo de disputa interna e pretende concorrer com o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz nas prévias que deverão ser realizadas em março de 2010. Embora ainda não tenha anunciado oficialmente, o deputado federal Geraldo Magela (PT) já fechou apoio do Palácio do Planalto para sua candidatura ao Senado e não postula mais a indicação da legenda para a corrida ao Executivo. Mas o imbróglio fica sem solução a curto prazo com a nova pré-candidatura petista.

Ex-vice-presidente da Câmara Legislativa, Chico Floresta entra na disputa com o apoio de três correntes internas, o Bloco Socialista do Movimento Popular, Avança PT, da qual é integrante, e Bloco Popular e de Base. ;Foi uma decisão pensada que tem como objetivo levantar o debate sobre a defesa do meio ambiente;, explica Antônio Sabino, do Movimento Popular. ;Não é birra política;, acrescenta. Floresta explica que não quer ser empecilho para a união do partido, mas afirma que quer contribuir para o aprofundamento das discussões ambientais para a preparação da campanha e do programa de um eventual governo do PT no Distrito Federal. ;Perdemos a senadora Marina Silva (PV-AC) e precisamos manter vivo o tema sobre o meio ambiente no partido;, explica Floresta.

O Estatuto do PT permite o embate como forma de escolha democrática, com a participação de toda a militância. Pelas regras internas, qualquer filiado tem direito de concorrer à indicação ao governo e ao Senado. Floresta tem certa influência no partido, mas dificilmente conseguirá apoio da maioria das tendências para viabilizar a sua candidatura ao governo. Agnelo está fechado com a maior parte dos grupos internos e já tem a benção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem participado de reuniões com a equipe de Lula na Presidência da República.

Como as prévias da legenda em todo o país só deverão ocorrer em março de 2010, a iniciativa atrasará o anúncio oficial do candidato do PT no DF. O presidente regional do PT, Chico Vigilante, aliado de Agnelo, considera a pré-candidatura de Chico Floresta ;uma piada;. ;O PT precisa ter bom senso. Precisamos parar de invenção. A sociedade sabe que o candidato é Agnelo Queiroz;, atacou Vigilante. Ele sustenta que Floresta quer apenas se fortalecer para concorrer novamente a uma vaga de deputado distrital, embora admita que o estatuto do PT permite a disputa nas prévias.

Convite
Secretário de Meio Ambiente do governo Cristovam Buarque (1995-1998), Chico Floresta sempre militou nessa seara e já foi sondado para migrar para o PV. De acordo com o presidente regional do PV, Eduardo Brandão, há desde 2005 conversas para o ex-deputado distrital se filiar à legenda. ;Ele seria muito bem-vindo se tivesse vindo. Mas não deu certo;, afirmou Brandão ao Correio. O assunto voltou a ser tratado nas últimas semanas com a transferência de Marina Silva do PT para o PV, com a possibilidade de concorrer à Presidência da República. Chico Floresta disse ontem que nunca cogitou deixar o PT. ;Jamais faria isso. Sou um militante histórico;, garantiu.

1 - Presidência
Um dos ícones do PT na questão ambiental, a senadora Marina Silva foi ministra do Meio Ambiente do governo federal durante todo o primeiro mandato do presidente Lula. Deixou o cargo depois de ser acusada de atrasar o andamento de projetos de desenvolvimento econômico por conta dos licenciamentos ambientais. Deixou o PT para concorrer à Presidência da República.



"O PT precisa ter bom senso. Precisamos parar de invenção. A sociedade sabe que o candidato é Agnelo Queiroz"
Chico Vigilante, presidente do PT-DF






Calendário
Confira os prazos estabelecidos pelo PT para as eleições do ano que vem

Novembro de 2009
O partido vai definir os nomes dos integrantes da executiva regional que conduzirão o processo eleitoral. O atual presidente, Chico Vigilante, não poderá concorrer à reeleição. A escolha do sucessor será importante para a definição do futuro candidato do PT ao GDF e das costuras políticas com outras legendas para composição da chapa majoritária.

Fevereiro de 2010
A direção nacional do PT vai promover uma grande convenção para lançar a candidatura presidencial, provavelmente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nesse encontro, o partido definirá também o arco de alianças do partido e as estratégias para composição nos estados, sempre levando em conta preferencialmente os interesses nacionais.

Março de 2010
Por determinação da executiva nacional, os diretórios dos estados e do Distrito Federal só poderão definir oficialmente seus candidatos depois da convenção nacional. Onde não houver acordo, o partido vai promover prévias.


PV planeja dobradinha com Arruda
Souto Maior, do Ibram, estuda a possibilidade de concorrer a distritalA direção regional do PV trabalha para oferecer o palanque do governador José Roberto Arruda (DEM) à provável candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência da República. Com um forte discurso de defesa do meio ambiente, o partido está fechado com a reeleição do chefe do Executivo local e espera construir uma dobradinha na campanha de 2010. ;Como não temos mais verticalização, não há impedimento de uma aliança com o DEM;, analisa o presidente regional do PV, Eduardo Brandão, secretário adjunto de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal.

Brandão será candidato a uma vaga de deputado federal. O PV já tem também um concorrente ao Senado, o médico sanitarista Márcio Bomtempo. O partido também deverá lançar nomes para uma vaga de deputado distrital. Na última semana, o presidente do Instituto de Meio Ambiente (Ibram), Gustavo Souto Maior, deixou o PPS e se filiou ao PV, a convite de Marina Silva e do deputado Zequinha Sarney (PV-MA). Há possibilidade de ele disputar um mandato de deputado distrital.

Especialista em Meio Ambiente, Souto Maior sempre trabalhou a questão ambiental quando atuou com parlamentares, como Carlos Alberto Torres e Augusto Carvalho, do PPS, e Rodrigo Rollemberg, do PSB. No governo Arruda, tornou-se responsável pelos licenciamentos ambientais em empreendimentos habitacionais e de desenvolvimento econômico. ;Acredito que no PV, principalmente com a provável candidatura da Marina Silva à Presidência da República, terei condições de trabalhar o debate ambiental com profundidade;, afirma o presidente do Ibram.

Troca pelo PSB
O presidente da Federação das Associações de Condomínios Horizontais (Facho), Adilson Barreto, também se filiou com pretensão de concorrer a algum cargo público. O PV recebeu ainda na última semana a filiação do subscretário de Relações Estratégicas da Casa Civil, Eduardo Zaratz. Servidor de carreira do Ministério Público Federal, ele é um dos principais integrantes da equipe do chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel.

O PV nunca conseguiu eleger nenhum parlamentar no Distrito Federal. Na última eleição, o partido fez campanha ao lado do PT e indicou Gastão Ramos como vice da petista Arlete Sampaio. Por conta do posicionamento atual do partido, Gastão trocou o PV pelo PSB. Deve disputar também um mandato de deputado distrital. (AMC)



"Como não temos mais verticalização, não há impedimento de uma aliança com o DEM"
Eduardo Brandão, presidente regional do PV

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação