Cidades

Celebração do dia da padroeira do Brasil deve reunir até 60 mil pessoas na Esplanada

postado em 11/10/2009 18:00
Enquanto muitos brasilienses devem aproveitar o feriado de 12 de outubro para viajar, outros já têm compromisso marcado para a data aqui mesmo na cidade. Uma grande festa na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral, homenageia o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da capital do país. Neste ano, o tema da celebração é Maria mãe dos sacerdotes, mãe da eucaristia.

<i>Em 2008, cerca de 100 mil fiéis participaram da festa em homenagem à padroeira</i>A Arquidiocese de Brasília espera que entre 50 e 60 mil pessoas compareçam. ;Talvez quantidade seja um pouco menor por causa do feriado prolongado e das chuvas, mas a expectativa é de atingir esse número;, afirma Rodrigo da Costa Lopes, coordenador de estrutura e montagem. Em 2008, cerca de 100 mil pessoas participaram da celebração. ;A festa vem crescendo desde 1996, quando começamos a organizá-la. A primeira foi dentro da Catedral, mas no seguinte já não cabiam todos, e passamos para o gramado;, conta o Monsenhor Maconi Ferreria, pároco da Catedral e coordenador-geral da festa.

O padre conta que o público não é só de Brasília. ;Muitos fiéis vêm de Goiânia, Formosa, Arinos para pagar promessas, em romaria, como fazem em Aparecida do Norte (São Paulo);, diz, e se orgulha ao falar dos resultados da festa. ;Não só a festa tem crescido, mas também a consciência das pessoas de que o feriado é em homenagem a Nossa Senhora, nossa padroeira.;

No gramado em frente à Catedral foi montada uma estrutura com área coberta de 500 m;, praça de alimentação e 50 banheiros químicos ; seis deles especiais para crianças. Ao longo do dia, haverá orações e uma homenagem de jovens a Maria, ;uma oportunidade de desligá-los da imagem violenta e mostrarmos que Brasília tem, sim, jovens bons, responsáveis;, afirma o Monsenhor Marconi. Às 17h, o Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, preside a missa em homenagem à padroeira, que será seguida por uma procissão pela Esplanada dos Ministérios em que os fiéis vão acompanhar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O encerramento terá um espetáculo de fogos de artifício com 10 minutos de duração.

Dia das crianças
A data que homenageia os pequenos também é lembrada na festa religiosa da Esplanada dos Ministérios. A abertura das celebrações, às 9h, terá uma missa especial para eles, animada por um coral infantil. Logo depois, a imagem da padroeira será coroada por crianças da paróquia Santa Maria dos Pobres, do Paranoá.

A garotada vai poder se divertir com cama elástica, piscina de bolinhas, pintura de rosto e arte com balão. Haverá ainda festival de sorvete, que será vendido por R$ 1. Quem participar poderá concorrer ao sorteio de brinquedos, arrecadados por meio de doações. ;Queremos que elas comemorem o dia delas e cresçam falando ;quando eu era criança, ia à Esplanada para celebrar Nossa Senhora de Aparecida;;, conta o pároco da Catedral.

História
Nossa Senhora de Aparecida passou a ser padroeira de Brasília em 1957, quando recebeu a réplica da imagem da santa que fica em Aparecida do Norte, interior de São Paulo. Antes de chegar à cidade, viajou por todas as capitais. ;Foi decidido que a padroeira da capital seria a mesma do Brasil porque aqui se concentram pessoas de todos os cantos do país;, explica Monsenhor Marconi.

Programação ; Festa de Nossa Senhora Aparecida
Manhã
9h ; Missa das Crianças e Coroação de Nossa Senhora ; Programação especial para as crianças até às 13h

Tarde
13h ; Ofício de Nossa Senhora
13h30 ; Rosário Meditado
15h ; Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
17h ; Santa Missa, presidida por Dom João Braz de Aviz e concelebrada pelos Padres da Arquidiocese
Por volta das 18h30 ; Procissão
Encerramento: espetáculo de fogos de artifício

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação