Cidades

Campanha mobiliza voluntários com ações nas áreas de saúde e educação

postado em 12/10/2009 15:34
Moradores do Distrito Federal participam durante o feriado de hoje (12) da campanha Mãos que Ajudam. O objetivo é reparar a pintura e a estrutura de dez escolas públicas. A campanha está sendo realizada em cerca de 190 cidades em todo o país, mas com outras ações.

No Rio de Janeiro, o mutirão de limpeza ocorre na Praia de Copacabana, e no Rio Grande do Sul, em centros de saúde. Em São Paulo, estão sendo distribuídos kits com roupas e outros produtos para bebês a mães internadas em hospitais públicos, segundo Eva Fontes, coordenadora da campanha em Brasília.

<i>Moradores de Brasília e do Entorno aproveitam o feriado de 12 de outubro para reformar e fazer reparos em escolas públicas</i>Segundo ela, o trabalho no DF visa a tornar as escolas públicas um lugar melhor. Foram escolhidas unidades nas cidades de Ceilândia, Taguatinga, da Candangolândia, de Planaltina e Sobradinho. De acordo com a organização, são esperados 2,5 mil voluntários ao longo do dia para realizar as obras.

Em Ceilândia, cidade a 26 quilômetros distante de Brasília, por exemplo, 400 voluntários estão concentrados em três escolas. A campanha é organizada pela Igreja de Jesus Cristo do Últimos Dias, em parceria com as administrações regionais que fornecem o material para a pintura e limpeza das escolas. Mas, segundo Eva Fontes, qualquer pessoa, independentemente do credo ou profissão, pode ajudar na campanha.

A coordenadora explicou que o trabalho está sendo realizado neste dia 12 de outubro porque no feriado é mais fácil conseguir a adesão de pessoas que têm outras ocupações. É o caso de Tânia Maria Santos, que é funcionária pública, mas hoje pegou pincel e tinta para reparar as barras de proteção das calçadas próximas à Escola Classe 1 de Candangolândia, próxima ao Zoológico de Brasília.

;A importância é fazer alguma coisa para a sociedade e pelas pessoas que mais necessitam, apesar de achar que seria obrigação do governo fazer esse tipo de trabalho. Não fazendo, cabe a nós, comunidade, ajudar o próximo.;

Em Brasília, outras ações já foram desenvolvidas pelo grupo ao longo do ano como a doação de sangue e reforma das roupas usadas por pacientes do Hospital do Paranoá. ;São ações que a gente vai desenvolvendo conforme vai descobrindo as necessidades e as possibilidades de ajudar;, disse Eva Fontes.

Desta vez, segundo ela, os trabalhos estão sendo realizados no Dia da Criança pelo simbolismo da data. ;É um dia significativo e ajuda nossas crianças também a ajudar. A gente vive um momento em que todo mundo é voltado para o eu, e nossas crianças são muito absorvidas por isso;, afirmou.

Rosana Guimarães, estudante de uma escola particular de Brasília e uma das crianças que participam do mutirão, concorda e diz que ajudar os outros é melhor do que ajudar a si.

A religiosa Catherine Wardle, da Califórnia (Estados Unidos), também participou do ação no DF. Conhecida como irmã Wardle e uma das estrangeiras da organização religiosa, ela afirmou que o importante é ajudar as pessoas, principalmente aquelas que não são tão próximas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação