postado em 13/10/2009 17:05
Pouca idade, mas muita inteligência. Com apenas 16 anos, Westerley Batista Campos conquistou 60 medalhas e 15 troféus competindo em campeonatos de xadrez. Aluno do Centro Educacional 07 de Ceilândia, Westerley participou do Campeonato Escolar Brasileiro de Xadrez Pensado (Tradicional), na categoria 3; ano do Ensino Médio, em Araxá-MR, na semana de 2 a 4 de outubro, onde conquistou o primeiro lugar.Desde 2006, o estudante descobriu o xadrez e se apaixonou pelo esporte que conheceu na escola. Foi por meio do Centro de Iniciação Desportiva (CID), um projeto da Secretaria de Educação implantado no colégio, que Westerley aprendeu a jogar e a ganhar prêmios. ;O xadrez é o esporte que eu escolhi para minha vida. Gosto de praticar e conhecer outras pessoas de outros lugares nos campeonatos;, conta.
O projeto é coordenado pelo professor Diones Balzani no CED 07 de Ceilândia, que ensina o xadrez a crianças matriculadas nas escolas públicas do DF, a partir dos seis anos.
Diones conta que existem outros jovens que se destacaram a partir do CID. Um deles é o Maicon Almeida de Oliveira, 17 anos, primeiro colocado nas Olimpíadas escolares do DF, que deve participar da etapa nacional, em Maringá, nos dias 4 a 9 de novembro.
A atividade funciona no horário contrário às aulas e ajuda no desempenho dos alunos, principalmente em disciplinas que exigem concentração e raciocínio, como explica Diones. ;O xadrez desenvolve muito o raciocínio lógico, porque é um jogo de infinitas possibilidades. E qualquer um pode fazer parte do grupo e dos torneios que promovemos todas as sextas-feiras na escola. É aberto à comunidade;, convida.
Para participar o aluno deve procurar o Centro Educacional 07 de Ceilândia ; na QNN 13, área especial de Ceilândia, próximo à estação do metrô de Ceilândia Norte - e preencher um cadastro. As aulas acontecem três vezes por semana e os torneios, todas as sexta às 19h.
Para saber mais sobre o esporte, visite o site: www.xadrezdf.com.br