Cidades

Escola presta homenagem a adolescente atropelado na W3 Sul

postado em 13/10/2009 17:30

O acidente que matou o adolescente Pedro Gonçalves da Costa, 16 anos, em 5 de junho deste ano na W3 sul, não só destruiu a vida promissora do jovem, mas também acabou com uma carreira de poeta. Dias depois do ocorrido, Franklin Costa, pai do garoto, descobriu mais de uma centena de poesias de Pedro no caderno da escola e no computador. ;A gente conversava às vezes e ele me mostrava alguma coisa, mas não pensava que ele escrevesse costumeiramente;, afirma Franklin. ;Depois de um certo tempo eu via um ou dois textos e achava que as poesias eram boas. Eu dizia a ele: ;se você aprimorar a linguagem, a gramática, há futuro;;, ressalta.

O adolescente Pedro atropelado na W3 SulA maioria dos poemas de Pedro falava sobre amor, vestibular, solidariedade e assuntos relacionados a juventude. ;Eram versos livres, mais bem melódicos, com uma forma moderna, de espírito livre e com ideias interessantes;, explica o pai. Ainda de acordo com o pai, Pedro fazia uma poesia simples, mas que tocava profundamente quem lia. Ele tentava seguir o modelo do poeta Manuel Bandeira e fazia várias citações a Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.

Parte dos poemas e fotos de Pedro vão estar a partir desta terça-feira (13/10) em um painel na Semana Cultural do Centro de Ensino Médio do Setor Oeste realizada pela primeira vez fora do colégio. Na abertura haverá também exposição de fotos de projetos desenvolvidos pelo colégio e a apresentação da peça de teatro ;Pais e Filhos;. ;Quero aproveitar a oportunidade para mostrar esse lado também, minha intenção é juntar e tentar lançar um livro, sensibilizar as pessoas;, emociona-se Franklin.

Semana cultural

A semana cultural do CEM do Setor Oeste tem o objetivo de mostrar os talentos e as habilidades dos alunos da escola e a também a finalidade de debater temas presentes no cotidiano, como a sexualidade, a prevenção do uso de drogas, os direitos do consumidor e a violência no trânsito. ;O pai do Pedro é muito presente na escola, e a gente quer prestar uma homenagem com as poesias, foi uma ideia da direção, até porque a morte dele está dentro da questão do trânsito;, afirma o professor Augusto Neto.

Durante o evento, que começa hoje e vai até a sexta-feira (16/10), outras atividades também serão realizadas. Nesta quarta-feira (14/10) haverá um dia de lazer e disputa de jogos interclasses e apresentação de orquestra regida pelo maestro Jorge Antunes. A abertura acontece às 20h no Teatro Ullisses Guimarães da Universidade Paulista (Unip) e a entrada é franca.

A poesia
Leia duas das poesias de Pedro Gonçalves da Costa.

Porvir

Eu sei muito bem
de tudo o que vivi
e quando eu te vi
ainda havia mais porvir.

Eu já sabia o que era o amor
mas não com essa intensidade
e agora que estou só
só posso sentir saudade
de um tempo que se foi
e deixou muitas lembranças
não tenho mais você
mas ainda tenho esperança
de amar tanto alguém
assim como amei você

Eu sei muito bem
de tudo o que vivi
e quando você partiu
ainda havia mais porvir.

Goodbye, my friends!

Estudo, estudo, estudo
para quando for chegada a hora
eu possa dizer
goodbye, my friends!

Penso em viajar e viver outros ares
afinal, sou cidadão do mundo
sentirei saudades de voces
e de meus familiares.

Talvez um dia eu volte
com mais cultura
e mais conhecimento
para poder mostrar a todos
que é possível vencer na vida
a partir de um ideal.
Afinal, sou cidadão do mundo.

O acidente

Pedro Gonçalves da Costa, 16 anos foi atingido, por volta das 7h15 do dia 5 de junho por um veículo em frente a Igreja Ebenézer, na 512 Sul. O adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Pedro completaria 17 anos no dia 18 de junho e estava chegando à escola onde estuda, o Setor Oeste, para fazer provas. Ele desceu na parada de ônibus, atravessou a primeira pista, e quando foi passar a segunda -- sentido norte/sul -- foi atingido por um Fox prata, que fugiu sem prestar socorro. O motorista, Bruno Moraes Dantas, 21 anos, foi encontrado em sua casa, na 209 Sul. Ele confessou ter atropelado o adolescente.

Após teste do bafômetro, foi confimado que Bruno estava embriagado. O resultado foi de 0,53 miligrama por litro de ar expelido. Os policiais encontraram o jovem dormindo em casa. Bruno Dantas já tinha uma passagem pela polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação