Na próxima sexta-feira (16/10) será lançado no Complexo Penitenciário da Papuda um local reservado para advogados e defensores públicos prestarem atendimento aos presos. A Papuda é a primeira penitenciária do país a ter esse espaço. A obra será custeada pela seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).
O terreno, uma área isolada no presídio, foi doado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Também serão disponibilizadas salas de videoconferência para o Tribunal de Justiça do DF.
Com 600m; previstos de área construída, o prédio será dividido em três blocos com recepção, parlatório (onde serão recebidas as visitas dos advogados) e espaço para os presos. O novo lugar permitirá aos advogados que se comuniquem diretamente com seus clientes. Hoje, o contato é feito por meio de interfones e a espera dos profissionais é longa.
A OAB-DF espera que 50 presos recebam atendimento jurídico diariamente no prédio. Atualmente, 8,1 mil pessoas estão detidas no DF. Sete mil estão alojados no Complexo da Papuda.