Cidades

Correio organiza chat para ajudar pais a escolher a escola dos filhos

postado em 14/10/2009 21:24
Nessa época do ano, muito pai e mãe estão perdidos, sem saber como optar, por exemplo, pelos diversos métodos pedagógicos e, assim, definir em qual escola os filhos vão estudar. Para ajudar os leitores do Correio Braziliense, a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Maria de Fátima Guerra de Sousa, Ph.D em Educação Infantil pela Ohio State University, participa de um chat no correiobraziliense.com.br, nesta sexta-feira, às 17h00.

A educadora aponta a diferença entra a maneira de criação da época dos pais e dos dias atuais como a maior dificuldade para ajudar os estudantes. "Décadas atrás a educação era muito diferente. A era da tecnologia criou outro mundo, outra forma de socialização".

De toda forma, Maria de Fátima garante que o jeito mais simples de entender o mundo das crianças e jovens é o diálogo. "É importante saber que essa conversa deve ser estabelecida desde a infância, para que no futuro não haja qualquer constrangimento. Os adolescentes tem influência de amigos e estão em fase de afirmação, portanto será mais difícil compreendê-los se não houver um trabalho a longo prazo", insiste.

Outra dificuldade que a Ph.D ressalta é a falta de tempo dos pais. Segundo ela os chefes da família fazem parte da geração da luta pela sobrevivência. "A grande maioria trabalha fora, então é complicado o acompanhamento". A professora alerta ainda que a ajuda que pode parecer fácil, talvez não seja. De acordo com Sousa, a cobrança pelos deveres de casa e trabalhos de escola pode gerar um conflito dentro de casa. "Ao demonstrar autonomia os pais podem exagerar e acabar cobrando além do necessário".

No chat, a professora vai dar várias dicas para todos os tipos de pais: dos marinheiros de primeira viagem e daqueles mais experientes que ainda não acharam uma forma de ajudar os filhos. A educadora adianta que um bom começo pode ser a partir do momento em que os pais descubram algo que seja uma motivação para os estudantes. "Todo mundo tem um objeto de estímulo. A cobrança é necessária, mas para o resultado ser eficaz é recomendável um retorno".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação