Três homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (16/10) quando carregavam cerca de 120kg de peixe pescados ilegalmente. Eles estavam na DF-180, entre Brazlândia e a cidade de Padre Bernardo, na divisa do Distrito Federal e Goiás. Os acusados seguiam em comboio, em três carros diferentes.
Por volta das 2h, a Polícia Militar realizava operação de rotina na área e parou os veículos para fiscalização. De acordo com os homens, eles estavam vindo da Ilha do Bananal, em Mato Grosso. Também foram apreendidas redes e outros utensílios de pescaria.
Dentre os peixes encontrados, havia grande quantidade de tucunarés, pacus e curimatãs. Os homens foram encaminhados à 18; Delegacia de Polícia (Brazlândia).
Segundo agentes da DP, os peixes foram doados para a instituição de caridade Irmãs Oblatas do Menino Jesus, localizada em Brazlândia.
Punição
Eles foram autuados por desrespeito ao artigo 34 da Lei 9.605, que proíbe a pesca em períodos não permitidos, locais interditados ou pesca de espécies que devem ser preservadas.
A Lei também proíbe pesca em quantidades superiores às permitidas, ou mediante a utilização de aparelhos e técnicas e métodos não permitidos. Além disso, pune o transporte, comercialização ou industrialização de espécimes capturados em pescas proibidas.
A pena para esse tipo de infração é de um a três anos de prisão ou multa. Após pagarem fiança no valor de R$ 1,5 mil, os três homens foram liberados. Como foram soltos, não tiveram seus nomes divulgados pela polícia.