Cidades

1959, o ano em que Brasília não parou

Seis meses antes da inauguração, não havia quase nada pronto em Brasília. Com poucas opções de lazer, precárias condições de moradia e sob pressão do prazo estipulado por JK, peões trabalhavam sem parar

Renato Alves
postado em 19/10/2009 08:00

<i>Luís Carlos Carvalho desembarcou em 1958 e diz que, com a poeira e o cerrado, parecia mais faroeste</i>Com o sol, poeira grossa. Com chuva, lama por todo lado. Nada de parque, centro comercial, restaurante, clube esportivo. Muito menos show musical ou peça teatral. Prostíbulo, o único lazer masculino. Assim era Brasília há 50 anos, seis meses antes da inauguração. Apesar de ainda não existir oficialmente, da quase completa falta de infraestrutura, o Distrito Federal já abrigava mais de 60 mil pessoas. Quase todas passando o dia no imenso canteiro de obras e dormindo nos acampamentos das construtoras, em colchões duros. Trabalhando em um ritmo frenético para deixar o lugar com cara de cidade em 21 de abril de 1960, data estabelecida pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Por meio de uma série de reportagens que começa hoje, baseada em documentos, livros, fotografias antigas e depoimentos de pioneiros e estudiosos, o Correio refaz o cenário de Brasília 50 anos atrás. Mostra a luta dos trabalhadores para cumprir o prazo determinado por JK e as dificuldades de se viver em uma cidade em construção. Revela como o projeto urbanístico de Lucio Costa e os monumentos de Oscar Niemeyer mexeram com o mundo no começo da segunda metade do século passado, <i>Caminhão com um verdadeiro carregamento de trabalhadores chega ao canteiro de obras: para muitos, eles não dariam conta de entregar a capital no tempo previsto, tamanhas eram as demandas a atender na ocasião</i>a ponto de atrair chefes de Estado e celebridades internacionais ao longínquo planalto central brasileiro. Também demonstra a resistência interna perante a mudança da capital do litoral para o centro do país.

Esqueletos de concreto

Em outubro de 1959, Brasília tinha 574 casas prontas, todas à margem da W3 Sul (veja Para saber mais), <i>Esqueletos dos prédios que formaram a primeira superquadra residencial, a 108 Sul</i>377km de ruas pavimentadas, 160km de rede de água e esgoto, 89 pontes e viadutos. Mas faltava muito para se tornar uma cidade em condições de receber autoridades e milhares de servidores públicos federais e familiares, que viriam do Rio de Janeiro, a antiga capital do país. Os cinco primeiros funcionários públicos da União tinham se mudado para Brasília, por meio de ato de JK, em 2 de fevereiro daquele ano. Moravam em residências geminadas, nas quadras 700 da Asa Sul. O primeiro prédio de apartamentos, o bloco pioneiro de uma das 120 superquadras, foi inaugurado quatro meses depois, na 108 Sul.

Os principais prédios da administração pública, como o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, não passavam de esqueletos, seis meses antes da data de inauguração da nova capital. Assim também se encontrava a Catedral. Dos 11 Seis meses antes da inauguração, não havia quase nada pronto em Brasília. Com poucas opções de lazer, precárias condições de moradia e sob pressão do prazo estipulado por JK, peões trabalhavam sem pararedifícios-sede de ministérios, apenas quatro estavam completamente concluídos. A Torre de TV, o futuro Estádio Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson, o Teatro Nacional e tantos outros prédios marcantes demorariam a sair do papel. ;Ninguém achava que a cidade ia ficar pronta no dia em que Juscelino queria. O povo dizia que a capital não ia mudar do Rio pra cá nunca;, conta o servente de pedreiro aposentado Antônio Macário da Silva, 78 anos.

Emprego garantido


Antônio desembarcou em Brasília pela primeira vez em 9 de dezembro de 1956. Alagoano de São José da Laje, vinha de Itauçu (GO), onde tentara ganhar a vida como garimpeiro. <i>Antônio Macário da Silva veio em 1956 e afirma que o povo dizia que a capital não ia mudar do Rio</i>;Mas o garimpo já não dava mais nada. Aí, um homem de lá falou: ;Aventura por aventura, vai pro Planalto Central. Lá tem emprego garantido;;, recorda. ;Assim que cheguei, fui fichado na Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), com a matrícula 180. Me perguntaram o que eu sabia fazer e eu disse que nada. Me colocaram como servente;, completa. A partir de então, ele começou a trabalhar na pavimentação das estradas de acesso a Brasília. ;Não tinha nada. Era só mato, poeira, caminhão, trator e peão;.

Como todos os outros trabalhadores da construção civil da época, Antônio buscava abrigo em acampamentos das empreiteiras. ;No começo, a gente dormia no chão, debaixo de lona mesmo. Depois é que vieram os galpões de madeira, onde a gente comia e dormia;, lembra o servente de pedreiro. Quando recebiam seus salários, os trabalhadores gastavam boa parte em noitadas nos bares e na zona de prostituição ; a Placa da Mercedes ; da Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. ;O Maracangalha era um dos bares mais famosos de lá. Nós bebíamos muito. Não tinha muito mais o que fazer;, ressalta Antônio. Vez ou outra, os bares e bordéis tinham atrações musicais, principalmente forrozeiros goianos.

Força temida

Com a bebedeira e a falta de lazer, brigas e desentendimentos também eram comuns na Cidade Livre. Cabia à Guarda Especial de Brasília (GEB) apaziguá-las. A delegacia da unidade ficava na Velhacap (atual Candangolândia). A GEB, força policial montada pela Novacap, era temida pelos operários. Muitos relembram que a falta de formação adequada dos que ingressavam nessa força policial teria contribuído para as arbitrariedades cometidas. A grande concentração de trabalhadores, submetidos à intensa jornada e a precárias condições de moradia e trabalho, além do curto prazo para a conclusão das obras, eram a justificativa para a atuação da GEB.

Na Cidade Livre, os operários eram recrutados para ser fichados nas diversas empresas construtoras e na Novacap. Em outubro de 1959, a localidade tinha armazéns de secos e molhados, casas de tecidos, restaurantes, barbearias, tinturarias, marcenarias, açougues, farmácias, duas escolas, dois cinemas, bares, pensões e hotéis. Esses últimos, mesmo em madeira, ofereciam o conforto de colchões de molas. Já os cinemas eram o Cine Bandeirante, onde só passava filme de faroeste norte-americano, e o Cine Brasília, com obras de temas variados. Também havia construções para celebrações religiosas, como uma igreja batista, um local para cultos espíritas e uma igreja católica.

Memórias da Construção: Brasília seis meses antes da inauguração



Hospital pioneiro

A Cidade Livre também abrigava o único hospital de Brasília, 50 anos atrás. Lá ficava o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO). Inaugurado em 6 de junho de 1957, em outubro de 1959 tinha 12 médicos, 32 enfermeiras, 56 leitos. Nesses dois anos, o HJKO havia anotado 3,2 mil internações, 1,1 mil partos e 91 mortes. Desativado em 1968, virou posto de saúde; depois, área de invasão. Acabou tombado na década de 80 e sendo transformado em Museu Vivo da Memória Candanga. Espaço que o contador Luís Carlos Carvalho, 65 anos, visitou pela primeira vez, a convite do Correio, sexta-feira. ;Isso aqui está mexendo muito comigo. Me fez voltar no tempo;, comentou, tentando segurar as lágrimas.

Luís Carvalho chegou a Brasília em 20 de maio de 1958. Aos 14 anos, deixou Goiânia, a terra natal, para morar com os pais novamente, que já viviam na nova capital. O pai dele havia vindo antes para trabalhar na Novacap como motorista. Ele, a mulher e os sete filhos ocupavam um barracão na Candangolândia. Luís arrumou emprego de ajudante em uma loja de auto-peças da Cidade Livre assim que desembarcou no Planalto Central. No mesmo ano, comprou uma bicicleta e decidiu trabalhar como ambulante. ;Vivia nos canteiros de obras do Plano Piloto. Perguntava aos peões o que queriam, anotava, ia correndo pela terra até a Cidade Livre, comprava a encomenda e a revendia ao cliente;, conta.

Gerador a diesel

Já em 12 de outubro de 1959, Luís Carvalho virou colega de trabalho do pai. Aos 15 anos, era apontador fiscal da empresa. Nessa função, controlava o ponto dos colegas em alguns pontos. Na época, a estatal contava com 12 mil empregados, 20% da população. ;Era muita gente. Mas Brasília tinha pouco de cidade. Com a poeira e o cerrado, parecia mais um cenário de faroeste;, lembra Luís Carvalho. Na época, não havia iluminação pública em nenhuma parte de Brasília. A energia dos canteiros de obras e da Cidade Livre vinha de geradores a diesel comprados pela Novacap, pelas construtoras e por comerciantes.

Catetinho, aeroporto e acampamentos da Novacap e das construtoras eram abastecidos pela energia elétrica produzida por duas turbinas da usina instalada no Ribeirão Saia Velha em 16 de maio de 1958, perto de onde hoje está Santa Maria. O aeroporto ficava no mesmo local do atual. Tinha a pista da Base Aérea e outra maior, além de um terminal de passageiros, feito de madeira. Apesar da precariedade, recebia voos regulares de capitais brasileiras. ;Varig, Vasp, Loyd, Panair do Brasil, aviões de todas essas empresas operavam aqui;, relata Adirson Vasconcelos, 73 anos, que em 1957 já trabalhava como jornalista em Brasília.

Viagens longas


O movimento de aeronaves no improvisado aeroporto de Brasília era tão intenso que, em 1959, a agência da Vasp na capital se tornou a primeira em vendas de passagens no Brasil. Já o transporte rodoviário para a capital era feito quase exclusivamente pela empresa Araguarina, que oferecia linhas diárias para Goiânia e Anápolis. O trajeto Brasília-Anápolis, por exemplo, durava 12 horas, em estrada de terra, pois ainda estava sendo aberta a BR-060, rodovia que ligaria as duas cidades. Além dos ônibus, era bastante comum, também, a vinda das pessoas em caminhões pau-de-arara e até mesmo a pé. Essas jornadas levavam de 30 a 40 dias, dependendo do local de origem.

Já na cidade em construção, os caminhões das construtoras e jipes eram praticamente os únicos meios de transporte, há 50 anos. ;Eu mesmo comprei um Jeep Willys Overland em 1958. Por causa dele e da minha mocidade, fazia muito sucesso entre as meninas;, revela Adirson Vasconcelos, que em 1959 tinha 23 anos. Na época, Brasília contava com 17 mulheres para cada grupo de 100 homens, sendo que hoje, a proporção normal em todo o mundo é de um por um. ;Era um perigo uma mulher sair nas ruas do Plano Piloto. Quando um caminhão carregado de operários cruzava com uma, era uma confusão. Dava até briga;, lembra Luís Carvalho, hoje gerente financeiro da Novacap.


Incentivo ao comércio

Como parte das obras de infraestrutura necessárias à construção de Brasília, foram abertas pela Novacap, no fim de 1956, as principais avenidas da Cidade Livre. Para incentivar a vinda de comerciantes, não havia cobrança de impostos. Daí a origem do nome. Os lotes foram cedidos em sistema de comodato, a escritura não era definitiva e deveria ser devolvida à Novacap no fim de 1959. Sua existência estaria limitada ao período da construção (1956-1960), o que acabou não ocorrendo.

Mito ou massacre?

O mais inflamado dos mitos da construção de Brasília diz respeito ao que ocorreu no acampamento da construtora Pacheco Fernandes, no carnaval de 1959. Há quem já tenha escrito que caminhões de operários mortos pela GEB foram retirados do acampamento. Na versão oficial, houve uma morte e alguns feridos. O que se convencionou chamar de ;;massacre da Pacheco Fernandes;; continua a ser tratado no campo das versões.

Leia a versão completa da primeira reportagem da série Memórias da Construção na edição impressa do Correio desta segunda-feira (19/10)

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