Durante 10 dias, os moradores da cidade do Gama e das regiões mais próximas poderão desfrutar de várias apresentações teatrais. Famosa por sediar sete grupos de bonecos, dos 21 da capital federal, a cidade abre as portas para receber também artistas de outras regiões do Brasil e países do mundo. A motivação para o evento é o 1; Festival de Teatro de Bonecos do Gama -DF(Festineco).
As apresentações ocorrerão entre os dias 22 e 31 de outubro em espaços da cidade como escolas da rede pública, teatros, feiras e ruas (confira na programação). Ao todo serão cerca de 60 espetáculos. A organização do evento estima um público de 14 mil pessoas durante os 10 dias. No período da manhã e da tarde, as peças serão voltadas para o público infantil. Já na parte da noite para os adultos. Os shows são gratuitos.
Vinte e um grupos teatrais de bonecos das cidades do Gama, Taguatinga, Samambaia, Sobradinho, Ceilândia e do Plano Piloto se apresentarão durante o evento. Além de três grupos de São Paulo, um do Rio de Janeiro, um de Goiás e Santa Catarina. Os artistas internacionais convidados são dos países do Chile e Argentina.
Segundo o idealizador do evento e diretor do grupo Voar teatro de bonecos, Marco Augusto de Rezende, a ideia de realizar um festival de teatro de bonecos no Gama surgiu em função da vocação cultural da cidade. ;O Gama Festineco é o momento de trocarmos experiências e mostrar também o trabalho de grupos internacionais e nacionais consagrados com companhias que levam o teatro de bonecos produzido no Brasil pelo mundo a fora;.
Vocação Cultural
Bonecos de vara, gigantes e marrote (bonecos manipulados pelas mãos dos artistas) são as atrações que o grupo do Gama Bagagem e Cia pretendem levar ao público. O grupo foi fundado em 1983 e acumula 22 espetáculos montados, desses seis em repertório: Circo Mulambo, Varal de Bonecos, As aventuras do Catapimba, A flor e o jardineiro, Bicho Folharal e Auto de Natal.
Um de seus fundadores, Airton Masciano, 45 anos, conta que o sucesso do grupo fez nascer, em 2004, o Espaço Bagagem e Cia, que atualmente funciona na Quadra 40, loja 16, do Setor Central. ;Mantemos uma programação regular todos os sábados com apresentações teatrais de diversos grupos da cidade e Entorno;, afirma Masciano. O lugar tem espaço para 60 pessoas. ;As apresentações abrangem grupos de palhaços, mímicos, bonecos. Nosso foco é a criançada;.
Dia Internacional da Animação
Além do Festival de Teatro de Bonecos, em 28 de outubro (quarta-feira) haverá uma Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação na cidade do Gama. A entrada é gratuita e o evento é reservado para maiores de 16 anos.
O encontro está marcado para a 19h30 no Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama, que fica na quadra 16, loja 4, do Setor Oeste.