postado em 19/10/2009 21:30
Primeiro museu interativo de Brasília, o Espaço Israel Pinheiro, dedicado ao desenvolvimento humano sustentável será inaugurado nesta terça-feira (20/10) às 10h30, mas só deve abrir as portas para o receber o público no próximo ano, durante as comemorações dos 50 anos da cidade.Nesta terça, haverá a apresentação de um conteúdo multimídia, um seminário para discussão de seus rumos e o lançamento de livro ;Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente;, organizado por José Augusto Pádua, com prefácio do economista francês Ignacy Sachs ; uma das maiores autoridades internacionais em desenvolvimento sustentável. O livro é a base científica do Centro de Educação do Espaço Israel Pinheiro.
O novo espaço cultural reúne ciência, arte e tecnologia na produção de conteúdos digitais, com um auditório para exibição de audiovisuais interativos onde as pessoas poderão usar os celulares para participar. O primeiro conteúdo audiovisual já produzido é sobre o cerrado, conta com três horas e meia de duração e está estruturado em mais de 100 blocos, para a montagem on line de sequências pelos visitantes.
Os visitantes terão também a oportunidade de conhecer a sala de jogos para crianças e o café cultural. Com os jogos, as crianças poderão interagir de forma lúdica com problemas reais do meio ambiente e os leva a descobrir soluções para as questões levantadas na brincadeira.
O lado de fora do Espaço também foi reformulado e ganhou espécies nativas do cerrado em projeto dos paisagistas Ney Ururahy e Ozanan Coelho, com o objetivo de criar uma trilha ecológico-educativa num jardim com espécies do bioma da cidade.
O Espaço Israel Pinheiro fica na Praça dos Três Poderes, atrás do Mastro da Bandeira
Programação:
; 10h30 Plantio simbólico de mudas de Ipê, com a presença de Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
; 11h Apresentação do Prof. Dalmo Dallari e Prof. Ignacy Sachs e lançamento do livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente, base científica do Centro de Visitação.
; 12h Apresentação do conteúdo digital interativo produzido até o momento para o Mural, o Auditório e a Sala de Jogos para crianças pelo prof. Francisco Marinho e o artista digital Álvaro Andrade Garcia.
; 14h Workshop com professores, pesquisadores e colaboradores para a definição de linhas de atuação, produtos e atividades prioritárias para o início do funcionamento do Centro de Educação em 2010, quando será oficialmente aberto à visitação pública, no contexto das comemorações dos 50 anos de Brasília.