Cidades

Fila dupla só acaba quando a PM aparece

Adriana Bernardes
postado em 20/10/2009 08:37

O trânsito nas comerciais do Plano Piloto está menos caótico. Desde que o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) decidiu cobrar do motorista que cumpra o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na hora de estacionar ou parar o veículo, circular pela região do comércio está mais fácil. E quem pensa que o rigor na fiscalização está doendo no bolso dos condutores se engana. Apesar do cerco aos infratores, a média diária de notificações por estacionamento irregular caiu de 74 em setembro para 61 este mês, uma redução de 17,5% (veja quadro abaixo). No mesmo período, o número de quadras fiscalizadas subiu de oito para 12.

Ainda assim, a Operação Fila Dupla, iniciada pelo BPTran em 14 de setembro, não é consenso entre os condutores. Especialmente para aqueles habituados a deixar o carro atrás de outros veículos enquanto resolvem um ;probleminha; no banco ou vão ;dar só um pulinho; na farmácia. Na última semana, o Correio percorreu aleatoriamente seis quadras das Asas Sul e Norte. A diferença entre as comerciais fiscalizadas pelo BPTran e as que ainda não receberam o policiamento é enorme.

Nas quadras fiscalizadas, o trânsito flui normalmente e é raro ver carro estacionado ou parado atrás de quem ocupa uma vaga regular. Nas demais, a imagem é aquela a que o brasiliense já está acostumado. Além das vagas regulamentadas, motoristas param o veículo quase no meio da rua, impedindo a saída de quem estacionou no lugar certo e formando fila dupla. Quem está só de passagem perde tempo na lentidão do trânsito.

Autuações
Na comercial da 209/210 Sul, um flagrante recorrente. O comerciário Mário Pacheco, 52 anos, aguardava, dentro do carro, pela chegada do proprietário de um Palio branco estacionado atrás do seu. Foram 10 minutos de espera, tempo suficiente para que o policial militar multasse o infrator. A notificação indignou o analista de sistemas Alexandre Maia, 32 anos, dono do Palio. ;Eles (os policiais) deviam ser mais flexíveis. Acho isso um absurdo. Estava no banco, do outro lado da rua;, reclamou. Já Mário Pacheco vê os dois lados da situação. ;Acho ótima essa fiscalização. Olha só o tempo que eu fiquei preso aqui. Se bem que eu já fiz a mesma coisa;, admite.

Depois de protestar contra a fiscalização, parte dos comerciantes decidiu encontrar alternativas para que o cliente não fuja dos estabelecimentos. André Melges, 38 anos, conta que os donos das lojas de um dos lados da 209/210 Sul fizeram um acordo para não estacionar os carros nas vagas em frente ao comércio. ;Nós paramos os veículos nos fundos da quadra. Mas agora somos ameaçados pelos vigias. Essa semana, um colega teve o pneu do carro rasgado. A outra teve o para-choques do automóvel arranhado de fora a fora. E a polícia diz que não pode fazer nada;, reclama.[SAIBAMAIS]

Segundo o tenente-coronel Ricardo Cintra, comandante do BPTran, a fiscalização nas entrequadras do Plano Piloto para coibir as filas duplas não tem prazo para acabar. A intenção, segundo a Polícia Militar, é ampliar o monitoramento para, no mínimo, 16 quadras ainda este ano. O trabalho dos policiais é realizado de segunda a sexta-feira.

Eu acho...

Rejane dos Santos Pires


;Enquanto o governo não resolver o problema da falta de vagas, não pode sair multando quem estaciona em local proibido. Principalmente na hora do almoço. A gente perde no mínimo 30 minutos para encontrar uma vaga.;

Rejane dos Santos Pires, 31 anos, secretária


Fluxo menos complicado

O rigor na fiscalização do trânsito das comerciais é maior nos intervalos de fluxo intenso de veículos. Entre 11h45 e 13h30 e das 17h30 às 19h, a orientação do comandante da PM é coibir qualquer infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nas quadras consideradas críticas, os policiais chegam bem antes do horário de pico, segundo o subcomandante do BPTran, major Alessandro Venturim, para alertar o motorista sobre a presença da fiscalização. ;Não temos a intenção de multar o condutor, mas sim dar fluidez ao trânsito;, destacou.

Cones branco e laranja são colocados nas entradas da quadra e, em algumas delas, na faixa do meio, que divide mão e contramão. Dois policiais militares percorrem a avenida de alto a baixo orientando ou multando quem insiste na conduta irregular. ;Eu concordo com essa fiscalização. Uma pessoa não pode interromper o direito do outro. Tem muita gente que deixa o carro parado irregularmente, trancando outros veículos e some. Em Brasília, a fila dupla estava virando vaga;, diz o funcionário público aposentado Jair Carvalho Pires, 70 anos.

Mas para alguns brasilienses, tem ocorrido um exagero na fiscalização. É o caso da jornalista Marília Faria, 38 anos. Na última quinta-feira, ela parou o carro em frente a um Pet Shop, na 108 Sul. ;Não ia desembarcar, mas um guarda de trânsito começou a fazer sinais em minha direção. Não vi contravenção em encostar o carro. Mas ele repetia, /;tira, por favor/;. Não entendi por que tinha que sair correndo, só aguardava a ração para ir embora;, relatou.

Opiniões

Assim como Marília, a funcionária pública Sheila Regina Cardoso Gomes Nery, 47, concorda com a fiscalização, mas acha que é exagero não permitir que o condutor fique dentro do carro enquanto aguarda uma vaga. ;Tive que dar três voltas até encontrar uma vaga. Agora quando a pessoa estaciona e sai, tem que multar mesmo. Brasília estava demais;, comentou.

A situação enfrentada pelas duas mulheres é motivo de confusão entre muitos motoristas. Mas, segundo o major Venturim, é muito simples de entender. ;Parar é imobilizar o veículo pelo tempo necessário para embarcar ou desembarcar passageiros. Mais do que isso, o condutor está estacionado, ainda que esteja no veículo e ao volante;, disse.

Para o estudante Alisson Almeida, 27 anos, o combate à fila dupla é imprescindível. ;Já aconteceu várias vezes de um motorista trancar meu carro, entrar para um restaurante e eu querendo sair e o cara nada de aparecer. Acho que tem que contratar mais uns 50 mil PMs e botar na rua porque a situação está difícil;, diz. (AB)


Fique atento

Proibido estacionar

Impedindo a movimentação de outro veículo:
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Ao lado de outro veículo em fila dupla:
Infração grave (5 pontos)
Multa de R$ 127,69

Na área de cruzamento de vias, prejudicando a
circulação de veículos e pedestres:
Infração grave (5 pontos)
Multa de R$ 127,69

Em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa ; Proibido estacionar):
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa ; Proibido parar e estacionar):
Infração grave (5 pontos)
Multa de R$ 127,69
PROIBIDO PARAR O VEÍCULO

Nas esquinas e a menos de 5m do alinhamento da via transversal:
Infração média (4 pontos) Multa de R$ 85,13
Afastado 50cm a 1m do meio-fio:
Infração leve (3 pontos)
Multa de R$ 53,20

Afastado a mais de 1m do meio-fio:
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Em desacordo com as posições estabelecidas no Código:
Infração leve (3 pontos)
Multa de R$ 53,20

Na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias de acostamento:
Infração grave (5 pontos)
Multa de R$ 127,69

No passeio ou sobre a faixa destinada a pedestres, nas ilhas, nos refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização:
Infração leve (3 pontos)
Multa de R$ 53,20

Na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e de pedestres:
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Nos viadutos, pontes e túneis:
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Na contramão de direção:
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa ; Proibido Parar):
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso:
Infração média (4 pontos)
Multa de R$ 85,13

Fonte: Código de Trânsito Brasileiro.

Veja no site outros locais proibidos de estacionar e as punições

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