Cidades

Dia de atenção à gagueira

postado em 20/10/2009 17:00

Será realizado nesta quinta-feira (22/10) um encontro para lembrar o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. No dia, será feita uma mesa-redonda dirigida aos profissionais da educação, fonoaudiólogos, psicólogos e pessoas que gaguejam para debater o assunto. Além disso, no sábado (24/10) haverá um grupo de orientação para as pessoas que gaguejam.

Gagueira
De acordo com a fonoaudióloga, Ana Maria do Carmo Carvalho de Oliveira, pesquisas mostram que são vários os fatores que contribuem para o distúrbio. "A gagueira pode ser relacionada a uma alteração no cérebro, na área da fala; pode ser por algum fator genético, se já tiver alguém na família gago, pode ter alguma pré-disposição; além do que, os fatores psicológicos e emocionais podem agravar o problema", explica.

Tratamento
O tratamento é feito com um fonoaudiólogo especializado no assunto, que dispõem de técnicas e procedimentos específicos para tratar a gagueira. "Quanto mais cedo a pessoa que gagueja procurar o fonoaudiólogo, especialmente quando é criança, maiores são as chances dela conseguir lidar com a gagueira", diz Ana Maria.

Não há um tempo determinado para acabar o tratamento. Como explica Ana Maria, o tempo varia de pessoa para pessoa. "Nos adultos nós trabalhamos até a pessoa se sentir a vontade com a sua fala, ficar mais fluente. Com as crianças, os pais que avaliam como está a fala do seu filho e então nós damos alta."

Serviço
Dia Internacional de Atenção à Gagueira

local: UNIPLAN (atrás da UNIP) ; SGAS 913, lotes 54/55, Auditório CPT, Bloco F.
quinta-feira (22/10): 19h30
sábado (24/10): das 15h as 17h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação